Cauda Longa: Segmentar para ganhar

A Cauda longa ou Long Tail é um conceito que descreve como vender um grande número de itens exclusivos em quantidades relativamente pequenas pode gerar mais receita do que vender em grandes quantidades. Isto é em grande parte possível graças aos avanços na tecnologia, que reduziram os custos de distribuição. Este post detalha como uma estratégia de Cauda Longa pode ser aplicado para gerar tráfego por busca de palavras-chave para um nicho.

Vejo no gráfico abaixo como a cauda longa funciona:

O eixo Y neste gráfico mostra a popularidade de qualquer item. Isso poderia se relacionar à quantidade de downloads, vendas, unidades, ou qualquer padrão mensurável de sucesso no mercado de hoje.

No caso do Google, este eixo representa o número em vendas de anúncios. Na “cabeça”, ou parte preta do gráfico representa a maior taxa de CPC (custo por clique) que os anunciantes pagam em determinadas palavras-chave populares como “seguro, carros, hotéis”, etc.

Em seu livro intitulado “The Long Tail : Por que o Futuro dos Negócios é vender menos de mais “, Chris Anderson lança luz sobre um exemplo de como Rhapsody aproveitou a oportunidade que viu na longa cauda. Em termos de música, a ‘cabeça’ no gráfico representam os artistas ou grupos que têm a maior parte das vendas, downloads ou execuções. Estes são os artistas mais populares que venderam discos de platina e ouro.

No parte verde é a cauda, com uma abundância de artistas menos populares. Estas são as bandas que você provavelmente nunca ouviu falar, que estão se apresentando em turnês pequenas, mas tem um grupo de seguidores ávido.

A maioria das lojas de música não vai ter cds desses artistas porque, bom, eles não estão em alta demanda, e que custo-benefício poderia ter em vender seus cds?

Pense nisso desta maneira: Se as bandas representam palavras-chave na Cauda Longa, The Rolling Stones, The Beatles, Bon Jovi e Pink Floyd estão na cabeça do gráfico, e Vangard, Rei Lagarto e Cordel do Fogo Encantado são bandas no cauda. O ponto aqui é, não há milhares de Bon Jovi ou Pink Floyds, há, no entanto milhões de bandas como  Vangard, Rei Lagarto e Cordel do Fogo Encantado, nas quais você nunca ouviu falar antes.

O Google percebeu que existem grandes anunciadores para as palavras na faixa preta com palavras como, “seguros, hotéis, carros, hipoteca”, etc. Mas também que existiam milhões de potenciais anunciantes para palavras na faixa verde. Então, o que eles fizeram? Eles criaram uma plataforma que permite a anunciantes menores comprar palavras-frases para nichos mais específicos, conduzindo-os através de milhares de redes de anúncios e, consequentemente, os anunciantes pagam um custo significativamente mais barato. Hoje, isso representa mais de 50% dos negócios do Google. Voltando ao exemplo da Rhapsody, eles pegaram todas as bandas que você não encontraria nas lojas de disco ou Walmarts, e as colocou online. Atualmente, esses artistas de “long tail” representam 25% de seus negócios. Veja mais um exemplo:

 

 

Então, o que significa isso? Bem, a chave do sucesso no negócio online é vender mais do menos. Muitas empresas se concentram na qualidade de seu site e muitas vezes esquecem do que quantidade pode fazer pelo seu tráfego de visita. Se então há muitas oportunidades na calda, o conteúdo é rei, e porque não investir em conteúdos  e palavras-chave de melhor qualidade que podem ajudá-lo a melhorar o tráfego de pesquisa?

Para, pense, centralize e organize todo o conteúdo afim de que ele se torne um recurso valioso. Diretórios Online, Guias Online e Classificados produzem milhares de páginas únicas, e o conteúdo tipo cauda longa , consequentemente, classificam bem seu site nos mecanismos de busca. Você também trabalhar com profissionais de SEO modificando o seu conteúdo, adaptando títulos de página ou URLs, para melhorar sua posição nos mecanismos de busca.

Duas coisas importantes estão acontecendo, que estão abrindo as portas para os diretórios online, além do SEO. Em primeiro lugar, o ritmo em que a mídia está se movendo do impresso para o online, com isso os investimento em mídias digitais está aumentando rapidamente também. Em segundo lugar, a mídia online já está se transformando e mudando para adaptar-se às tendências de web 2.0 e redes sociais.

Os usuários de internet são preguiçosos. Ninguém quer pesquisar os menus de oito restaurantes diferentes para encontrar um bom restaurante em São Paulo, querem achar um site de busca local que mostrará todos os restaurantes do mesmo tipo. A maneira como buscamos informações está mudando, assim, os meios a que temos acesso as informações está mudando e anunciantes mais espertos estão gastando mais dinheiro em portais online, diretórios e sites que atendem a essa nova forma de pesquisa.

Existem janelas de oportunidade que estão totalmente abertas para quem tem um nicho focado. Todo negócio, em qualquer que seja o segmento pode ter benefícios anunciando em um site de classificados, guia ou diretório.

Muitos de nossos clientes desenvolvem sites para atender a indústria e serviços onde pessoas possam pesquisar serviços como agências de RP ou Publicidade. Outros investem mais em sites de busca local e prover a visitantes informações sobre eventos, classificados, restaurantes, salões entre outros em uma área particular.

Esses sites estão aproveitando a oportunidade que a Cauda Longa oferece.  Se o futuro dos negócios é fazer mais com menos, os diretórios estão fazendo e continuarão a fazer exatamente isso.

Se você tiver alguma dúvida, ou gostaria de aprofundar a discussão sobre como melhorar a maneira em que você esta se posicionando no mercado, ligue ou mande um email para marketing@arcasolutions.com.br

 

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