Webinar: Aumente suas Taxas de Conversão

Aumente suas Taxas de Conversão

CRO (Conversion Optimization Rate em inglês) é o processo de otimização de páginas da web com base no comportamento do visitante para maximizar as taxas de conversão, o que significa aumentar as chances de que os visitantes realizem ações desejadas em seu site, como envios de formulários, downloads, assinaturas de newsletters, cliques, e outro.

Para otimizar um site, há dois elementos principais a serem considerados:

  • Design – Como os visitantes perceberão visualmente o conteúdo que estão procurando.
  • Copy – Este é o texto que vai captar a atenção do visitante e persuadi-lo a interagir com seu site.

Para portais de classificados, você também deve pensar em duas verticais de otimização:

  • Conversão para visitantes – direcione-os para conteúdo premium como ebooks, planilhas, tutoriais ou vídeos.
  • Conversão para anunciantes – faça com que eles se inscrevam em um plano dos seu guia comercial.

No webinar desta semana, a equipe de marketing do eDirectory compartilhou estratégias sobre como aumentar suas taxas de conversão por meio da análise de dados e da realização de testes, ajustando o conteúdo para torná-lo mais relevante para os visitantes e tirando conclusões baseadas em dados.

Aumente suas Taxas de Conversão

ferramentas mencionadas no webinar

*Nós não somos afiliados, associados, patrocinados ou ligados oficialmente com as ferramentas mencionadas neste webinar.

Este webinar foi gravado em 05 de maio de 2022.

Ficou com alguma dúvida, envie uma mensagem pra gente no marketing@edirectory.com

Conheça o Widget de Marketplace do eDirectory

Conheça o Widget de Marketplace do eDirectoryEstamos entusiasmados em anunciar um recurso incrível que vai mudar o jogo para a comunidade de Guias de Classificados online: o Widget de Marketplace do eDirectory. Os anunciantes agora têm uma ferramenta perfeita para mostrar e vender seus produtos ou serviços diretamente de seu guia de classificados com um clique, tornando seu site uma opção muito mais atraente para novos anunciantes ou os já existentes.

Esse recurso foi desenvolvido ao longo de vários meses pela equipe do produto eDirectory para ser útil e fácil de gerenciar. Você pode maximizar seu guia de classificados oferecendo mais valor aos patrocinadores que desejam vender online para um público mais amplo.

O widget de marketplace do eDirectory é uma adição totalmente nova que acompanha a versão mais recente do software, e exploraremos como utilizá-lo em detalhes neste artigo. Continue lendo esse post para saber tudo sobre essa nova ferramenta.

Permita que seus anunciantes vendam produtos e serviços

Os marketplaces se tornaram algumas das maiores e mais valiosas empresas do mundo. dados de faturamento do mercado de marketplace também impressionam. O crescimento do ramo deve dobrar até o ano de 2022, passando de US$ 19 a US$ 40 bilhões*¹.

Globalmente, 40% de todos os gastos online pós-pandemia ocorrem em marketplaces, um número que deve aumentar em 2022 à medida que o mundo reabre. Com o novo widget de marketplace do eDirectory, seus anunciantes podem oferecer produtos e serviços diretamente ao público por meio do seu site.

Adicione facilmente um link de pagamento direto ao botão “Compre agora” e pronto! O anunciante pode realizar vendas e receber o pagamento instantaneamente. Eles também podem usar os botões personalizados para reservar serviços (reservar agora, marcar uma consulta, etc), algo que exploraremos com mais detalhes no próximo tópico.

Temos um artigo detalhado sobre como usar o widget do marketplace do eDirectory em todo o seu potencial.

Widget de Marketplace do eDirectory

Ofereça serviços e marque compromissos em seu guia comercial

Se seus anunciantes não vendem produtos físicos ou digitais, mas fornecem serviços como aulas, consultas ou qualquer atividade que exija agendamento, eles podem usar o widget de produtos e serviços em conjunto com sua ferramenta de agendamento favorita (como Calendly) para direcionar leads diretamente para suas páginas de destino.

Widget de Marketplace do eDirectory

Em nichos como Beleza e Saúde, onde os anunciantes podem oferecer serviços como aulas de ioga, aulas individuais de boxe, consultas de nutricionista por hora e sessões de personal training, esse pode ser um recurso muito valioso.

Para outros nichos de consultoria ou coaching, o botão “Agendar agora” também é um diferencial que agrega valor ao seu guia comercial online e pode atrair novos clientes, já que esses profissionais trabalham principalmente com hora marcada. Considere atualizar seu eDirectory para a v13.1 para aproveitar esses e outros recursos.

Para restaurantes e serviços de alimentação

O widget de marketplace do eDirectory também é um recurso essencial para os nichos de restaurantes e alimentação, porque agora seus anunciantes podem criar ofertas especiais que podem ser compradas ou reservadas na hora!

Por exemplo, a demanda por chefs pessoais cresceu significativamente desde junho de 2020, de acordo com Fanny Suen Hiu-yan, fundadora da MobiChef, uma startup de Hong Kong que oferece chefs particulares para aluguel*².

Os anunciantes podem criar ofertas exclusivas combinando produtos e serviços para descobrir novos fluxos de receita, como adicionar um serviço “Chef em casa” com um botão “Reservar agora” vinculando seu aplicativo de reserva favorito, permitindo que o cliente escolha sua própria hora e data.

widget de marketplace do edirectory

Combine ações direferentes para cada estratégia

É possível redirecionar os clientes não apenas para links de compras (como PayPal ou PagSeguro) e links de reserva (Calendly), mas também para páginas personalizadas, apps de mensagens, softwares de CRM e assim por diante.

Veja este exemplo do clube de golfe, os jogadores podem agendar aulas individuais por mensagem de texto diretamente para a recepção do clube clicando no botão “Agende agora”. A oferta aparece no anúncio e pode ser visitada pelo público.

Aula de golfe widget de marketplace do edirectory

E se seus anunciantes quiserem levar a sério o rastreamento de suas conversões por meio do widget de marketplace do eDirectory, eles podem usar o Google Tag Manager ou o Google Analytics para rastrear qualquer URL ou envio de formulário através do guia comercial para ter controle total de seus KPIs.

Quais tipos de links de compra podem ser usados com o widget de marketplace do eDirectory?

Essa novo widget permite o uso de qualquer tipo de link externo. Seja do PayPal, Mercado Pago, Pagseguro, entre outros. Também é possível vincular ofertas diretamente a uma loja no Open Cart, Shopify, Magento, e direcionar o lead para um funil de vendas, usando o inventário e sistemas de frete da própria loja.

Os leads também podem ser enviados para uma página de destino com um formulário personalizado e, assim, ter mais controle para direcionar os clientes em potencial para um aplicativo de CRM, como RD Station ou GetResponse.

Entenda o modelo de negócios de um guia comercial online

 

 

 

 

Conclusão

O widget de marketplace do eDirectory é uma ótima ferramenta que capacita anunciantes que não possuem uma loja online a vender produtos e serviços diretamente aos seus clientes. Se usado corretamente, isso pode alterar a maneira como seus anunciantes usam seu guia comercial online.

Como uma oferta de grande valor, você pode incluir este widget apenas nas categorias de anunciantes de nível superior do seu site, para atrair novos clientes e trazer os existentes para uma categoria premium.

Neste artigo nós falamos sobre estes tópicos:

  • Permita que seus anunciantes vendam produtos e serviços
  • Ofereça serviços e marque compromissos em seu guia comercial
  • Para restaurantes e serviços de alimentação
  • Combine ações direferentes para cada estratégia
  • Quais tipos de links de compra podem ser usados com o widget de marketplace do eDirectory?

Veja a lista completa de aprimoramentos do eDirectory v13.1 aqui.

Peça a sua atualização do eDirectory agora mesmo!

Se você já é cliente eDirectory, seja das assinaturas mensais/anuais ou proprietário do Código Fonte, basta preencher este formulário que nosso Departamento Comercial vai entrar em contato com você.

Tire suas dúvidas enviando um email para comercial@arcasolutions.com.br, enviando uma mensagem pelo site ou pelo telefone/whatsapp (14) 99119-1398.

 

Referências

*¹ – https://www.ideianoar.com.br/mercado-de-marketplace/

https://www.scmp.com/magazines/style/leisure/article/3152874/how-personal-chefs-became-covid-19s-must-have-luxury

 

 

 

Os Benefícios do Google Tag Manager

Os benefícios do Google Tag Manager

No webinar desta semana, abordamos uma das ferramentas mais úteis da web: o Google Tag Manager (ou GTM). Se você possui um site, ou gerencia um, mas não é um desenvolvedor, provavelmente já sentiu a necessidade de adicionar códigos do próprio Google ou de outros serviços, como pixels de rastreamento (Facebook), compartilhamento de mídia social entre outros tipos de widgets. Os benefícios do Google Tag Manager estão na facilidade de uso e no gerenciamento de suas tags.

E por falar em Tags, pense nelas como plugins, pedaços de código que podem deixar seu site mais inteligente, adicionando vários tipos de ferramentas em seu site. Exemplos de tags são o Google Analytics, Hotjar, ferramentas de remarketing, integrações de CRM, formulários de envio entre outros.

Antes do GTM, coisas triviais como códigos de rastreamento precisariam ser codificadas em seu site por um desenvolvedor.

De acordo com a documentação oficial do Google Tag Manager, estes são os conceitos básicos de Tag e Trigger:

  • Tag: As tags são trechos de código para ajudar você a integrar produtos/serviços no seu site ou app para dispositivos móveis, como o Google Analytics ou o facebook pixel, por exemplo.
  • Trigger: trigger é um acionador para determinados eventos, como cliques, envios de formulários ou carregamentos de página. Quando for detectado um evento que corresponda à definição do acionador (trigger), todas as tags que fizerem referência a esse acionador (trigger) serão acionadas.

Os Benefícios do Google Tag Manager

fonte: Metamidia

No diagrama acima podemos ter uma ideia visual de como GTM funciona: adicionando códigos para ferramentas externas para dentro do seu site através das tags, que são ativadas pelos triggers por exibição de uma página específica, cliques, inscrição em formulários e até rolagem da página.

Conheça mais sobre os benefícios do Google Tag Manager

ferramentas mencionadas no webinar

*Nós não somos afiliados, associados, patrocinados ou ligados oficialmente com as ferramentas mencionadas neste webinar.

Este webinar foi gravado em 21 de abril de 2022.

Ficou com alguma dúvida, envie uma mensagem pra gente no marketing@edirectory.com

 

 

Webinar: Conheça o novo eDirectory V13.1

Conheça o novo eDirectory v13.1

No webinar dessa semana, mostramos os recursos mais importantes do novo eDirectory V13.1. Fomos acompanhados por Fernando Nascimento, gerente de produto do eDirectory, que ofereceu um tour abrangente de tudo o que você pode fazer com essa nova versão.

Discutimos a fundo a nova widget do Marketplace – para Produtos e Serviços – um recurso essencial que permite que os anunciantes vendam produtos e serviços, e façam agendamentos por meio de links externos usando o aplicativo de sua escolha. Além disso, o proprietário do portal de classificados tem a opção de monetizar esse recurso nos níveis superiores de anúncios.

A nova funcionalidade de Marketplace é algo que pode mudar a forma e a proposta de valor do seu portal de classificados, por isso é altamente recomendável que você assista a este webinar e leia nossos novos artigos de blog sobre o novo eDirectory versão V13.1 e também o novo aplicativo eDirectory.

Assista agora esse webinar e fique por dentro de tudo o que há de novo no eDirectory.

Link úteis mencionados durante o webinar

*Nós não somos afiliados, associados, patrocinados ou ligados oficialmente com as ferramentas mencionadas neste webinar.

Este webinar foi gravado em 14 de abril de 2022.

Ficou com alguma dúvida, envie uma mensagem pra gente no marketing@edirectory.com

O novo eDirectory 13.1 chegou!

Conheça o novo eDirectory 13.1!

O novo eDirectory 13.1 chegou!

Temos o orgulho de anunciar o lançamento do eDirectory 13.1, repleto de novos recursos e novas tecnologias. A nova versão reflete a constante evolução do mais completo software pra Guias Comerciais e Portais de Classificados.

De acordo com o CEO da Arca Solutions, James Chubb, esta nova versão do eDirectory resulta de um novo conjunto de processos internos para ciclos de atualização mais curtos. Isso significa que mais recursos do produto estão sendo adicionados, com mais velocidade e com ainda mais qualidade.

Esta versão é mais um passo em direção à flexibilidade, funcionalidade e design, mantendo a necessidade de saber programação sempre baixa, permitindo que um número maior de pessoas possam lançar seus Guias e Portais.

O novo Aplicativo eDirectory

A estrela deste novo lançamento é a nova geração dos aplicativos eDirectory. Anteriormente construído usando duas plataformas diferentes (uma para Android e outra para iPhone), o novo Aplicativo eDirectory foi criado com Flutter, uma estrutura de código aberto desenvolvida pelo Google em 2015. Ele oferece desempenho nativo e consistência visual em diferentes plataformas.

Fernando Nascimento, gerente de produto do eDirectory, diz que os formatos web e app estão mais próximos e o plano é aproximá-los ainda mais em termos de design, recursos e funcionalidades.

Leia mais sobre o novo aplicativo eDirectory aqui.

Não há dúvida de que o novo Aplicativo eDirectory traz mais flexibilidade, como também traz mais oportunidades de personalização, para atender a necessidades específicas de cada cliente/projeto. ”A nova versão é construída na plataforma Flutter de código aberto, onde a base de código única pode gerar aplicativos nativos para iPhone e Android. No futuro, isso aumentará drasticamente a velocidade do desenvolvimento de aplicativos, além de tornar a personalização de aplicativos muito mais acessível”, diz James.

O que há de novo no eDirectory v13.1

Além do novo Aplicativo eDirectory, a versão web traz melhorias e novos recursos em vários módulos. Como temos um post no blog dedicado ao novo Aplicativo eDirectory, vamos ver aqui os destaques para a versão web!

Novos widgets para a página de detalhes do anúncio

WIDGET DE MARKETPLACE PARA PRODUTOS/SERVIÇOS

Esse recurso permite que os anunciantes criem listas de produtos e serviços que serão mostrados como um catálogo na página de detalhes do anúncio. Os anunciantes poderão colocar um link externo de compra para que o usuário final possa comprar o item oferecido. Aprenda como utilizar este recurso de Marketplace no seu site.

Widgets de cabeçalho

Um total de 5 novos widgets de cabeçalho para aprimoramentos de design e para criar modelos ajustados para cada categoria do site.

  • Cabeçalho fino
  • Cabeçalho centralizado (3 versões diferentes)
  • Cabeçalho com Galeria (com até 8 imagens)

Widget Informações de Contato

As informações de contato são exibidas no widget de cabeçalho padrão, mas agora podem ser exibidas em qualquer lugar na página de detalhes do anúncio. Inclui endereço, telefone, telefone adicional, site e e-mail.

Widget CLASSIFICAÇÕES/EMBLEMAS (BADGES)

Semelhante às informações de contato, os emblemas de classificações eram exibidos apenas no cabeçalho padrão, mas agora podem ser adicionados em qualquer lugar na página de detalhes do anúncio.

Widget NavegaÇÃO por categoria

Os donos de site agora podem selecionar de qual módulo as categorias serão selecionadas em qualquer dos widgets “Navegação por categoria”. Ele cria mais opções para destacar o melhor conteúdo do seu projeto, melhorando o engajamento do usuário.

Widget de feed do Twitter

Com o fim do Plugin de Redes Sociais avançadas para Anúncios, o feed do Twitter agora está disponível para todas as novas instalações. Disponível para os módulos Anúncios e Eventos. O URL clicável do LinkedIn agora pode ser adicionado à página de anúncio.


Módulo de ofertas

Os anunciantes agora podem fazer upload de seu próprio código QR, que será exibido no cupom da oferta, facilitando a validação do negócio. Os preços fixos agora são opcionais, permitindo que os anunciantes criem cupons genéricos como “Todos os produtos com 50% de desconto”. Os anunciantes poderão definir se os códigos de resgate serão gerados aleatoriamente para cada resgate de oferta ou definir um código de cupom exclusivo e personalizado que será apresentado a todos os visitantes que resgatarem essa oferta. Por fim, o Dono do Site poderá desativar a exibição do tempo restante para resgatar a oferta e o contador de oportunidades restantes.

Configurações gerais – Mapas e anúncios de banner por nível

Os donos de site agora podem escolher quais níveis exibirão mapas do Google e anúncios de banner na página de detalhes. Disponível para anúncios, eventos e classificados. Permite criar ou destacar os benefícios dos planos premium.

Atualizações de layout dos temas

Novo layout para os temas Médicos, Casamento e Restaurante. Paleta de cores padrão aprimorada para contraste e usabilidade.

Exportação de anúncios “solicitáveis”

Nova opção para exportar anúncios “solicitáveis” na seção Lista de e-mails. A solicitação de anúncio é um poderoso recurso integrado para que você possa entrar em contato com seus anunciantes em potencial, iniciando uma conversa para engajar e vender. Esse novo recurso de exportação cria uma maneira mais rápida de extrair esses dados e alimentar sua plataforma de marketing por e-mail preferida.

Leia todas as melhorias da versão 13.1 aqui.

Peça a sua atualização do eDirectory agora mesmo!

Se você já é cliente eDirectory, seja das assinaturas mensais/anuais ou proprietário do Código Fonte, basta preencher este formulário que nosso Departamento Comercial vai entrar em contato com você.

Tire suas dúvidas enviando um email para comercial@arcasolutions.com.br, enviando uma mensagem pelo site ou pelo telefone/whatsapp (14) 99119-1398.

A nova geração do Aplicativo eDirectory

O novo App eDirectory já está aqui!

A nova geração do Aplicativo eDirectory

Em um mundo web onde a filosofia é mobile-first, eDirectory sempre esteve na vanguarda: desde a adoção de versão responsiva até mesmo a criação de aplicativos móveis para Android e iPhone.

O Aplicativo eDirectory

Ter aplicativos publicados nas lojas traz autoridade extra para qualquer projeto pois mostra o compromisso com a comunidade online que ele atende.

Desde 2010 o Construtor de Aplicativos do eDirectory cria aplicativos para iPhone e Android. Doze anos depois, o eDirectory confirma seu protagonismo e liderança no setor de softwares para Guias e Portais.

O Construtor de Aplicativos do eDirectory traz uma enorme vantagem para os donos de sites já que eles conseguem administrar tudo a partir da mesma interface. Com poucos cliques, é possível configurar a aparência do aplicativo, gerenciar o menu de conteúdo e até mesmo criar páginas exclusivas para o aplicativo.

Através da nossa poderosa API, todo conteúdo adicionado ao site (anúncios, empresas, classificados, etc) já fica disponível no aplicativo. Sua natureza dinâmica permite que ajustes de design e conteúdo do app sejam automaticamente aplicados no aplicativo, sem a necessidade de republicar nas lojas.

Com a integração do Google Firebase, os donos de aplictivos podem enviar Notificações Push, aumentando o engajamento com os usuários e a taxa de retenção de anunciantes. Somente aplicativos nativos tem essa capacidade.

Antes escrito em Java (Android) e Objective C (iPhone), nós reconstruímos o aplicativo com uma nova tecnologia que permite aumentar a boa experiência para ambos usuários e anunciantes.

Flutter

Com a lançamento da versão 13.1, o nosso exclusivo construtor de aplicativos integrado passa a escrever os aplicativos com a tecnologia Flutter. Esta plataforma de código aberto criada pela Google em 2015 permite mais agilidade na criação de aplicativos.

O Flutter combina as qualidades de aplicativos nativos com a flexibilidade de plataformas dinâmicas de criação de aplicativos. Dentre seus maiores usuários estão empresas como BMW, Alibaba, eBay, GroupOn, NuBank, o próprio Google, entre muitas outras.

Dentre os diversos benefícios do Flutter, os destaques são a versatilidade, alta performance, personalização, e confiabilidade do código gerado. Isso significa que a adoção desta tecnologia no construtor de apps do eDirectory permite que o nosso aplicativo para Guias Comerciais se torne ainda mais poderoso, com mais recursos e muito mais fácil de ser customizado para atender demandas específicas – e a um preço muito mais convidativo.

O processo

Apesar de ser sermos apaixonados pelo que fazemos, o novo app do eDirectory não foi feito “ao sabor das paixões”. A (re)criação do app do eDirectory é resultado de mais de um ano de pesquisa, validação de hipóteses, verificação de dados, prototipagem e muito esforço de toda equipe. É resultado de um processo que envolveu clientes e profissionais de todas as áreas da empresa

Liderado pela equipe de Design, o trabalho começou com a entrevista individual de clientes ao redor do mundo para mapear as diferentes percepções, necessidades e desejos sobre o aplicativo eDirectory.

Encerrada esta primeira etapa, representantes de todas as áreas da empresa (administrativo, comercial, marketing, infra, suporte, design e desenvolvimento) se debruçaram sobre os primeiros resultados e construíram juntos o roteiro dessa nova jornada.

Com as prioridades definidas e as necessidades técnicas sobre a mesa, a equipe se debruçou sobre os desafios e foi cumprindo cada etapa planejada. Entre design e novas funcionalidades, nada escapou dos nossos olhares.

E finalmente após meses de construção, testes, validações e baterias de qualificação, o novo App do eDirectory está pronto para ganhar o mundo outra vez.

O novo Aplicativo eDirectory

O novo app do eDirectory, apesar de trazer muitas novidades, ainda mantém a mesma natureza da geração anterior: é um aplicativo focado no usuário final.

O uso do Flutter permitiu que o design do app fosse renovado e mantivesse um alinhamento maior com a versão em web/responsiva, incluindo também vários de seus recursos e funcionalidades.

Veja os destaques do novo Aplicativo eDirectory

Design do Modelo de Anúncios: através do editor de Modelos de Anúncios, você pode criar campos customizados e alterar o design das páginas de anúncios, seja um modelo geral ou um modelo para cada categoria de anúncio. Com a nova versão, agora todos os campos customizados são exibidos no aplicativo e seguem o padrão visual definido no layout do editor de modelos.

Conteúdos Exclusivos: uma das grandes vantagens do aplicativo era a percepção para o usuário final e para o anunciante que o projeto é sério e profissional. Com a nova versão, a seriedade e profissionalismo estão ainda mais evidentes com a possibilidade de criar conteúdos exclusivos para o aplicativo, conferindo ainda mais notoriedade ao seu projeto.

Stories: semelhante à função “Stories” do Instagram, os donos de sites agora podem promover Anúncios, Ofertas e Notícias no aplicativo com este recurso visualmente apelativo e atraente. Diferentemente do Instagram, este conteúdo não desaparece com o tempo e fica armazenado para que o usuário possa vê-lo mais tarde. Leia mais sobre como criar Stories no seu App eDirectory.

Ofertas: Anunciantes (e o dono do site) agora podem criar ofertas que serão exibidas exclusivamente no aplicativo. Isso ajuda a promover ainda mais seu aplicativo e manter a taxa de retenção de usuários. Aprenda a criar ofertas para o App eDirectory.

Banners: agora banners de propaganda são também exibidos no app. A página inicial ganha um slot para banner nativo do eDirectory e a seção de resultados vai exibir banners entre os resultados. Veja como criar Banners exclusivos para o App.

Página Inicial customizável: agora você pode escolher os elementos visuais presentes na tela inicial, mudar o texto de alguns títulos, e ajustar a ordem e as regras de exibição, priorizando o conteúdo-foco do seu projeto.

Sliders: os apps sempre tiveram Sliders exclusivos mas eram obrigatoriamente atrelados à conteúdos do site como Anúncios, Classificados, etc. Agora os Sliders podem ser imagens simples sem link ou mesmo com links externos (que leva para o site de um anunciante, por exemplo).

Caixa de Entrada (Inbox): agora o usuário final tem acesso à uma caixa de entrada aonde são armazenadas todas as notificações enviadas para o aplicativo, aumentando a possibildade de visualização e interação com o seu projeto. Saiba mais sobre o Inbox.

Apple ID: incluímos a opção do usuário criar conta e fazer login usando o ID da Apple.

O que vem pela frente?

Como dissemos lá atrás, nosso processo de re-criação do aplicativo levou em consideração os mais diversos desejos e necessidades dos nossos clientes. A primeira versão da nova geração contemplou a entrega de novas funcionalidades mas dentro do foco já conhecido do app, que é o de atender o usuário final.

Os próximos passos são ampliar a capacidade do aplicativo para incluir recursos específicos para os anunciantes, onde será possível editar conteúdos existentes diretamente pelo app. A parte visual já está desenhada mas ainda há outras etapas técnicas em andamento.

Agradecemos imensamente a todos que fizeram parte desta entrega, que marca uma nova etapa na nossa história de liderança entre os software de criação de Guias e Portais Online.

Obrigado!

Tem dúvidas, comentários ou sugestões sobre o novo app eDirectory? Escreva pra gente no marketing@eDirectory.com.

Peça a sua atualização do eDirectory agora mesmo!

Se você já é cliente eDirectory, seja das assinaturas mensais/anuais ou proprietário do Código Fonte, basta preencher este formulário que nosso Departamento Comercial vai entrar em contato com você.

Tire suas dúvidas enviando um email para comercial@arcasolutions.com.br, enviando uma mensagem pelo site ou pelo telefone/whatsapp (14) 99119-1398.

5 Nichos de Portais de Classificados para explorar em 2022

5 Nichos de Portais de Classificados para explorar em 2022

Portais de classificados são sites onde é possível encontrar determinados lugares, empresas, produtos e/ou serviços em diferentes nichos comerciais. Os portais de classificados, são a evolução dos classificados de jornais e das Páginas Amarelas, onde apresentavam empresas e profissionais para as mais variadas áreas.

Com o boom da internet no início dos anos 2000, os portais de classificados se tornaram excelentes chances de negócios e, ainda hoje, são um ramo lucrativo para quem procura uma maneira de gerar renda. No texto de hoje vamos apresentar os 5 nichos de portais de classificados que vão bombar em 2022.

Defina bem seu nicho para ter sucesso

Para começar, vamos te ajudar a dar o primeiro passo, encontrando o nicho certo. Para ter sucesso nos nichos de portais de classificados é preciso seguir três regras:

a. Seja específico

Diferente do que muitos possam imaginar, para ter sucesso em um portal de classificados, é preciso ter um foco específico. Afinal, um portal de classificados muito variado compete com muitos outros sites, além de não passar a credibilidade de expert em determinado tema.

Escolha um nicho em que você tenha afinidade (isto não é obrigatório) e que possua uma base de consumidores dispostos a pagar por anúncios em seu Portal de Classificados. Reuna serviços e produtos ao redor deste nicho e escolha um nome e domínio que reflitam sobre o que o seu site oferece.

b. Escolha menor competição

Outra regra que se aplica para o sucesso, é encontrar áreas de menor competição. Afinal de contas, existem alguns sites de classificados que já estão consolidados, com isso, é difícil bater de frente e ter sucesso a longo prazo.

Isso não quer dizer que você não possa entrar em uma área muito competitiva, mas sim que, se entrar, as chances de sucesso serão muito menores, indo contra a nossa terceira regra.

Concorrer com outros portais de classificados em nichos muito competitivos poderá exigir maior investimento em mídia paga (Google ads ou Facebook ads).

c. Maiores chances de sucesso

Um nicho específico, que seja identificado como uma área de menor competição, já tem maiores chances de funcionar. Porém, para que seu projeto esteja com as maiores chances de sucesso é preciso que, além de tudo, ele seja relevante.

Para trazer um direcionamento das áreas com maiores chances de sucesso no nicho dos portais de classificados, separamos abaixo as 5 principais opções para o ano de 2022.

 

Principais nichos de Portais de Classificados em 2022

Veja abaixo os principais nichos de portais de classificados que selecionamos para você:

1. Fitness e beleza

Segundo a Euromonitor, em 2021 o Brasil teve uma alta de 4,7% nas vendas de produtos de beleza e higiene totalizando cerca de 128 bilhões de reais, um aumento considerável ante os 122 bilhões de 2020.

Já no mercado de fitness, o Brasil se mantém como o segundo país do mundo em número de academias de ginástica, atrás apenas dos Estados Unidos. O segmento é tão forte que retomou os número pré pandemia já no segundo semestre de 2021.

A busca por academias, boxes de crossfit, clínicas de beleza, spas, salões de beleza, esmalterias, entre outros segmentos que englobam fitness e beleza, estão cada vez mais em voga.

Por conta disso, é uma excelente opção para um portal de classificados, pois além de serem tipos de serviços bastante buscados, englobam praticamente todas as idades a partir dos adolescentes.

Nicho fitness edirectory

 

 

 

 

 

 

 

Top 10 países com mais academias no mundo em 2020. Fonte: https://blog.sistemapacto.com.br/o-mercado-fitness-no-brasil-segundo-o-report-global-ihrsa-2020/

2. Investimentos e finanças

Com a popularização dos investimentos para o público geral, propiciado pela massiva entrada de fintechs (startups do ramo financeiro como Rico, Warren, entre outras) no mercado e com a ascenção dos influenciadores financeiros nas redes sociais, ficou cada vez mais fácil para qualquer pessoa realizar investimentos a partir de um app no smartphone.

Em 2022, o Brasil atingiu a marca de 5 milhões de contas abertas em corretoras de investimento e 1,5 milhão de investidores na Bolsa de Valores de SP (a B3), um aumento de 56% em 12 meses.

Embora muito buscado, a maioria das pessoas tem dúvidas de como iniciar nos investimentos, por conta disso, certamente, os portais de classificados que tratem desse tema serão relevantes em 2022.

Ofereça anúncios para corretoras de investimentos, eventos relacionados a educação financeira, escritórios de contabilidade, serviços de consultoria fiscal para empresa, entre outras.

Nicho investimentos edirectory

3. Origens & crenças (comidas, religiões, raça)

O Brasil é um país plural, com grandes comunidades de diferentes nacionalidades e culturas que formam um caldeirão étnico muito rico e que favorece a diversidade. Portais de classificados com nichos específicos como gastronomia de outro país, idiomas e cultura de uma determinada região, artes e artesanato, serviços diversos prestados por pessoas e empresas de uma determinada comunidade podem ser atrativos para estes públicos.

Existe também a segmentação por religião e suas subdivisões, que formam vários nichos que podem ser trabalhados para agregar serviços e produtos religiosos seja lá qual for sua crença. Lembre-se, conheça seu nicho e ofereça serviços (classificados, eventos, artigos de texto) que conversem com este público.

Entenda o modelo de negócios de um guia comercial online

4. Casamentos

Algo que sempre está presente, é o nicho dos casamentos. Afinal, esse é um momento especial e as pessoas querem que tudo saia conforme o planejado. Nesse sentido, entre os nichos de classificados mais interessantes, certamente está o dos casamentos.

Com a retomada dos eventos presenciais em 2022, os casamentos voltaram com força total. São esperados rendimentos na casa dos 40 bilhões de reais para este ano, o que torna este nicho bastante atrativo para portais de classificados.

Pense em oferecer anúncios de serviços como cerimonialistas, buffet, aluguéis de roupas, fotógrafos, decoração, além de promover eventos na área e escrever artigos no nicho.

Nicho Casamento edirectory

5. Eventos

Os eventos no geral acontecem quase todos os dias, desde festas, formaturas, aniversários, shows, entre centenas de outras possibilidades. Por isso, ter um portal de classificados sobre as melhores opções para cuidar dos eventos, será muito relevante no ano de 2022.

Apenas o festival de música Lollapalooza que aconteceu em São Paulo entre os dias 25 e 27 de marção deste ano, movimentou 421 milhões de reais segundo dados da prefeitura, onde cerca de 300 mil pessoas passaram pelo evento durante os três dias.

Busque em seu nicho quais são os eventos relevantes, e não desconsidere os eventos online, que ainda serão a grande maioria. Ofereça ingressos e descontos e acesso facilitado aos eventos do seu portal de classificados.

Firme parcerias com orgãos locais para divulgação de eventos como prefeituras, secretarias de cultura e também com a iniciativa privada.

eDirectory é a ferramenta ideal para Criar um Portal de Classificados no seu nicho

O eDirectory é mais completa (além de líder de mercado) plataforma para criação de portais de classificados e guias comerciais. Sua grande vantagem está na sua facilidade de uso, onde mesmo sem conhecimento prévio em programação e/ou design, em poucos clientes é possível deixar seu portal de classificados pronto e gerando receita.

No eDirectory, o portal ou guia tem todas as ferramentas para criar algo único. Então, independente de quais nichos de portais de classificados seu projeto englobe, o eDirectory é o software ideal para tirar sua ideia do papel.Sem precisar de domínio em programação ou web design.

Conclusão

Nesse artigo, ensinamos sobre os nichos de portais de classificados, trazendo o conceito do que são portais de classificados e às três regras para ter sucesso:

  • Seja específico;
  • Menor competição;
  • Maiores chances de sucesso.

Também trouxemos as 5 principais nichos de portais de classificados para investir em 2022, que são eles:

  • Fitness e beleza;
  • Investimentos e finanças;
  • Origens e crenças;
  • Casamentos;
  • Eventos.

Além disso, apresentamos a principal plataforma para dar vida ao portal de classificados, o eDirectory (onde você pode conferir, acessando o site através do link). 

Se não tem tanta experiência, não tem problema, o eDirectory possui uma demostração guiada e totalmente gratuita para te ajudar com tudo que precisar, além de uma equipe robusta de suporte para melhor atender. 

Peça sua demonstração gratuita hoje mesmo!

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais, para que mais pessoas conheçam sobre os 5 principais nichos de portais de classificados e sobre o eDirectory. Agradecemos a sua leitura e nos vemos em breve.

Entenda o modelo de negócios de um guia comercial online

o modelo de negócios de um guia comercial online

Começar um novo negócio com um guia comercial online é uma opção muito atraente por diversos fatores. Primeiro, como os consumidores estão cada vez mais digitais, já adotaram a prática de pesquisar na Internet antes de uma decisão de compra.

Segundo, para encontrar os consumidores é preciso estar onde eles estão. Ou seja, o mundo online é uma necessidade real para o sucesso de qualquer tipo de empreendimento. Terceiro, a visibilidade de um negócio online rompe fronteiras e alcança o mercado mundial.

Entenda com esse artigo como obter o seu guia de classificados a partir de uma plataforma de negócios de sites de diretórios online, além de aprender como monetizar o negócio e conseguir os primeiros clientes.

O que é e para que serve o modelo de negócios de um guia comercial online (classificados online)

De uma maneira simples, o modelo de negócios de um guia comercial online é um site que lista empresas, pessoas e serviços para disponibilizar informações organizadas por categorias e sub-categorias, que permite ao usuário uma busca rápida do assunto de seu interesse.

Um desses modelos de negócios que tem crescido nos últimos tempos é o guia comercial online, principalmente pela praticidade e agilidade que cria para as pesquisas na Internet.

Omodelo de negócios de um guia comercial online vem sendo usado desde o final dos anos noventa. O próprio Elon Musk, quando iniciava sua escalada no mundo dos negócios, criou um guia da cidade online com mapas e páginas amarelas, fundando a Zip2.

E não era nada fácil, pois no decorrer do dia estava online e as noites buscava melhorar seu código, e isso de segunda a segunda. A ideia era construir um banco de dados de negócios pesquisados pelo nome comercial, localização e categoria.

Tendo o banco de dados de negócios físicos, o objetivo era comercializar esse serviço com os grandes jornais e editoras de mídias da época. De fato, conseguiu fechar negócios com o New York Times, Chicago Tribune, bem como com outras grandes editoras.

Em fevereiro de 1999, vendeu a empresa para a Compaq por US$ 307 milhões em dinheiro. O passo seguinte foi começar o PayPalm.com, usando os US 22 milhões que recebeu pela sua participação de 7% na empresa.

É muito interessante que desde essa época, o diretório de negócios online cresce cada vez mais, atraindo o interesse de diversas marcas, produtos, concorrentes e muitos outros. Afinal, é muito prático fazer uma pesquisa com um clique e encontrar inúmeras respostas.

Conheça os principais nichos de guias comerciais online

Existem vários modelos de guias comerciais online para atender aos mais diversos interesses e segmentos. Vamos apontar os mais utilizados atualmente:

  • Negócios online;
  • Guia de classificados online;
  • Portais de anúncios de imóveis;
  • Aluguéis de curto prazo;
  • Vagas de empregos;
  • Freelancers;
  • Serviços domésticos;
  • Eventos;
  • Vídeos;
  • Médicos;
  • Artigos científicos;
  • Avaliações;
  • Experiências em Restaurantes, Hotéis e Viagens;
  • Softwares / aplicativos;
  • Classificados em geral;
  • Automóveis.

Veja os elementos-chave para ter um bom guia comercial online

Para que seu guia comercial online tenha maior qualidade, é necessário que ele considere os seguintes parâmetros:

1º – Disponibilizar conteúdo relevante para atrair mais tráfego (fundamental ter um blog);

2º – Apresentar as listagens de anunciantes de forma atraente, organizada e de alta qualidade, principalmente com fácil navegabilidade;

3º – É fundamental dispor de integrações com provedores para pagamento online, permitindo realizar vendas por esse canal;

4º – Um espaço reservado para patrocinadores de autoatendimento, dando aos anunciantes a possibilidade de gerenciamento das suas respectivas listagens. Desse modo, ganha tempo e permite maior flexibilidade para os anunciantes;

5º – Não pode faltar um sistema de banners para proprietários de diretórios como uma forma de obter receita com espaço publicitário em seu site;

6º – Para garantir uma posição mais alta nas classificações de pesquisa das suas listagens e sites é fundamental ter um conteúdo otimizado para SEO;

7º – Disponibilizar mapas e informações relacionadas com a localização das empresas listadas torna o site de diretório muito mais útil para quem está realizando buscas.

Entenda as maneiras de monetizar o seu portal de classificados

Certamente, a maioria dos sites de diretórios de negócios online ganha dinheiro oferecendo visibilidade aos seus parceiros. Isso acontece tanto com a divulgação de produtos e serviços quanto a utilização dos espaços para anúncios.

Sendo que são anúncios pagos como também espaços de divulgação em sites. Assim, depois de criar o seu portal de classificados chegou a hora de colocar em prática as formas de monetizá-lo. Visto que é isso que gera negócios e lucratividade.

Alguns nichos e modelos de negócios diferenciados, contam também com outras formas de monetização, tais como:

  • Marketing Afiliado;
  • Venda de leads;
  • Newsletters patrocinadas;
  • Divulgação em redes sociais.

Entenda o modelo de negócios de um guia comercial online

Anúncios pagos dentro do modelo de negócios de um guia comercial online

A opção de anúncios pagos para obter renda no modelo de negócios de um guia comercial online é a mais usada e se aplica a diversas modalidades de guias comerciais online, tais como:

  • Lojas;
  • Restaurantes;
  • Assinaturas para artigos científicos ou vídeos;
  • Vagas de empregos, dentre outros.

É importante explicar sobre as listagens promovidas/em destaque, dado que nesse tipo as empresas pagam para que a sua marca seja exibida no topo dos resultados de busca de sua categoria. Com certeza, é uma forma eficiente de ter visibilidade.

Além disso, esse tipo de listagem gera uma receita recorrente, pois a empresa pode pagar uma taxa mensal de associação para ter a exibição do seu nome no decorrer do mês por determinadas vezes.

Essa exibição é feita na primeira página das listagens e categorias, conforme o tipo de plano que é escolhido pelas empresas. Por exemplo, um plano pode oferecer três níveis de associações, tais como:

  • Bronze (US$ 30/mês): Listagem em destaque em uma categoria e 2 fotos para upload;
  • Prata (US$ 50/mês): Listagens em destaque em 3 categorias, 5 fotos para upload e a vinculação de 1 conta de mídia social;
  • Ouro (US$ 100/mês): Listagens em destaque em 5 categorias e 1 espaço de anúncio rotativo, 10 fotos para upload e a vinculação de 5 contas de mídia social com atualizações de feed ativas.

A partir desse exemplo fica fácil perceber como as vantagens de cada plano são crescentes e permitem que a sua empresa escolha a opção que melhor se encaixa em seu orçamento.

É interessante que o valor cobrado para as empresas anunciarem seus serviços e produtos depende diretamente da qualidade do seu site de diretório. Portanto, quanto melhor for o design do seu guia comercial online, maior será o valor cobrado.

Além disso, quanto mais tráfego o seu site tiver, maiores as possibilidades de divulgação dos anunciantes, bem como de conseguir novos anunciantes.

Espaços de anúncios

É possível também monetizar o seu guia comercial online com a venda de espaços de anúncios, ou seja, os banners. No começo, o espaço de anúncios pode ser oferecido de forma gratuita para atrair os proprietários.

Depois passa a cobrar como espaços exclusivos de publicidade para produtos, empresas, eventos, empresas, comunidades e serviços. Além do que existe a possibilidade de colocar no banner um link com redirecionamento para a página do anunciante.

Também existe a possibilidade de usar o banner rotativo, que permite que o mesmo espaço seja comercializado com diversas empresas. Para isso é necessário definir uma estratégia de comercialização que pode ser semanal, quinzenal e muitas outras alternativas.

Uma forma de cobrar pelos espaços de anúncio pode ser com o Custo por 1000 impressões (CPM) ou custo por clique (CPC), ou ainda definindo uma taxa mensal por determinado espaço em uma localização específica da página.

Aproveitar as oportunidades é uma das melhores estratégias para implementar a divulgação do seu guia comercial online. Desse modo, algumas ideias podem gerar bons resultados, como a divulgação de eventos relacionados ao nicho de mercado que atua.

Ou ainda a divulgação de artigos, classificados e tudo mais que possa ter relação com o seu negócio e gerar audiência.

Como conseguir os primeiros clientes para o seu Portal de Classificados

Para começar é preciso desenvolver algumas estratégias para divulgar o seu portal de classificados online e atrair os primeiros clientes. De fato, é um trabalho que requer paciência para dar os passos certos e esperar os resultados almejados.

Em seguida, vamos apresentar algumas dicas para atrair os primeiros clientes para o seu site de diretórios online, que são:

1º – Construa anúncios em seu site de classificados para atrair a atenção dos usuários, pois um diretório de negócios vazio não chama a atenção de ninguém.

2º – Utilize as mídias sociais para divulgar o seu diretório online, visto que o seu público alvo está nesses espaços e disposto a interagir com as marcas;

3º – Use estratégias para eleger os melhores de um determinado nicho de negócios com os votos dos seus visitantes, aproveite para estabelecer um relacionamento com esse público;

4º – No começo, é interessante utilizar de publicidade paga como, por exemplo, do Google Ads, considerado o top do mercado;

5º – Escreva conteúdos relevantes e utilize guest blogging para gerar tráfego para o seu site de diretórios, além de criar autoridade para a sua marca;

Estas são apenas algumas sugestões para você dar o pontapé inicial para tornar o seu guia online conhecido e rentável.

Como escolher software dedicado para a criação de um guia comercial online

Saiba que este é um dos passos mais importantes para você ter o seu guia comercial online em um site de diretórios de alta qualidade e confiável.

Sem dúvida, com as ferramentas disponíveis no mercado, não justifica você quebrar a cabeça para fazer sozinho.

Uma empresa especialista em software de sites de diretórios online tem muito a oferecer para o seu modelo de negócios online.

Por exemplo, o eDirectory é um construtor de sites de diretórios extremamente completo e disponível no mercado.

Oferece aos seus usuários todas as ferramentas para criar, gerenciar e promover um site de diretório de sucesso. Assim como oferece uma lista de recursos robusta, incluindo algumas ferramentas essenciais para ajudá-lo a comercializar seu diretório online, tais como:

1º – Facilidade para criar listagens de diretórios profissionais com imagens, vídeos e cupons dentro de uma interface intuitiva e amigável para iniciantes;

2º – Opção de personalizar suas páginas para atender às necessidades, podendo usar um editor visual para criar diferentes modelos de categoria para cada listagem trabalhada;

3º – Integração perfeita com às plataformas de mídia social mais populares e incentivo aos anunciantes para promover suas próprias listagens com links de compartilhamento social;

4º – Integração com o Google Maps de forma automática à medida que novas listagens são adicionadas;

5º – Automatização do processo de cobrança de pagamentos notificando os proprietários de anúncios quando suas datas de vencimento se aproximam;

6º – Geração de negócios para seus anunciantes, permitindo que eles criem seus próprios cupons e ofertas, diretamente de suas listagens. Além de venda ou troca de banners.

Para ter uma ideia mais precisa de todas essas vantagens do eDirectory, acesse o site e agende uma demonstração gratuita guiada. Você irá se surpreender!

Estratégias de Marketing de Conteúdo Para Guias Comerciais

Estratégias de Marketing de Conteúdo Para Guias Comerciais

Se você tem um guia comercial e deseja promovê-lo online, você precisa começar a pensar em estratégias de marketing de conteúdo para guias comerciais.

Marketing é um dos pilares de qualquer negócio, mas se você deseja atrair seu público-alvo e alavancar seu negócio de forma orgânica, considerar estratégias de marketing de conteúdo é essencial. Afinal, esse tipo de abordagem está presente na maioria das estratégias digitais de negócios atuais.

Estratégias de marketing de conteúdo fazem parte de um nicho maior do marketing, chamado de Inbound Marketing e são pensadas para atrair o público-alvo do seu negócio através da construção de peças de conteúdo que reforçam a autoridade e geram valor sobre o seu negócio.

Quando você cria um guia comercial online, por exemplo, você precisa atrair uma audiência antes mesmo de pensar em monetizar sua plataforma. Por isso, construir sua autoridade online é indispensável.

Pensando nisso, separamos neste artigo algumas das estratégias de marketing de conteúdo para guias comerciais que mais funcionam para você se inspirar e começar a aplicá-las no seu negócio.

Mas antes, vamos conferir alguns outros pontos essenciais deste processo. Veja os tópicos!

  • Qual é a importância de usar estratégias de marketing de conteúdo para guias comerciais?
  • Como iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo para guias comerciais?
  • 7 formatos de conteúdos para explorar na sua estratégia para guias comerciais

Qual é a importância de usar estratégias de marketing de conteúdo para guias comerciais?

Como mencionamos anteriormente, o marketing de conteúdo está dentro do inbound marketing, ou marketing de atração, como também é conhecido.

Essa abordagem, diferentemente do outbound marketing, que leva o produto ou serviço ao cliente em potencial, visa atrair os potenciais clientes ao seu negócio utilizando diversas estratégias, entre elas a do marketing de conteúdo.

Então, já que o marketing de conteúdo é um braço do inbound marketing, os objetivos das duas abordagens estão conectados, o que torna esse tipo de estratégia essencial para promover seu negócio e atrair o público certo para o seu guia comercial. O marketing de conteúdo oferece diversos benefícios como:

  • Educar o seu público sobre sua empresa;
  • Promover a autoridade do seu negócio;
  • Gerar engajamento do seu público-alvo;
  • Utilizar uma abordagem mais branda para converter os usuários em clientes;
  • Reduzir os custos com marketing do seu negócio;
  • Expandir o tráfego orgânico da sua página, etc.

Como iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo para guias comerciais?

Agora que você já sabe a importância de utilizar inbound marketing e estratégias de marketing de conteúdo para o seu portal de classificados, você deve estar imaginando como iniciá-la, certo?

Bom, ao contrário do que muitos pensam, uma estratégia de marketing de conteúdo não envolve simplesmente publicar blogs posts no seu site ao acaso, mas sim pesquisa, planejamento, execução e mensuração dos resultados (e a utilização de diversos formatos de conteúdo).

Assim, antes de pensar em criar conteúdos para o seu portal de classificados, você deve considerar todas as etapas desse processo e pensar em aspectos como:

  • Para quem você está criando conteúdos?
  • Quais são os objetivos da sua estratégia?
  • De que forma você planeja divulgá-los (canais e formatos)?
  • Como você vai encaixar os conteúdos na estratégia de funil de vendas do seu negócio?
  • De que maneira você vai avaliar seus resultados (KPIs)?

Tudo isso é fundamental para obter resultados satisfatórios na sua estratégia de conteúdo para guias comerciais.

Uma vez que você planeja, executa e avalia os resultados, você poderá fazer os ajustes necessários na estratégia para aprimorá-la cada vez mais.

7 formatos de conteúdo para explorar na sua estratégia para guias comerciais

Uma estratégia de marketing de conteúdo não se baseia em apenas produzir conteúdos esporadicamente e somente em uma configuração (geralmente as pessoas associam a artigos para blog). Pelo contrário, existem diversos formatos que você pode adotar, misturar e ressignificar no seu planejamento.

Se você ainda está perdido e quer saber quais formatos de conteúdo e estratégias você pode usar no seu guia comercial, continue lendo e confira algumas opções!

1. Entrevista com Anunciantes (em vídeo, podcast ou texto)

Crie um senso de importância em seus anunciantes convidando-os para uma entrevista contando sua trajetória dentro do seu guia comercial. Convide um anunciante de destaque e grave uma entrevista em formato de webinar, pontuando a estratégia do anunciante e seus acertos (e também seus erros).

O objetivo aqui é gerar mais engajamento da audiência, criando identificação com pessoas reais, para que outros usuários possam se conectar e interagir através de sua plataforma. Recomendamos que você realize webinars com um convidado do seu guia comercial uma vez ao mês, anuncie no próprio guia comercial e convide os usuários para participar.

2. Crie Roteiros Locais

Explora sua localidade criando um roteiro virtual de boas opções de comercios e serviços oferecidos no seu guia comercial. Entre em contato com anunciantes e ofereça um espaço comercial dentro do seu roteiro. Podem ser restaurantes de comida regional, lojas de artesanatos e artes, vendedores de comida de rua e outras atrações que podem ser interessantes.

Você pode estruturar um roteiro completo em um blog post, inserindo os links, vídeos e fotos dos anúnciantes para enriquecer o material e ainda ranquear no Google. Você pode montar roteiros temáticos, referentes a datas promocionais (fique atento ao calendário). Renovando anualmente cada roteiro com novas dicas e anunciantes.

3. Crie Listas de TOP 10

Outra ótima oportunidade de gerar engajamento com seus anunciantes e visitantes é criar listas de TOP 10 com as melhores escolhas do seu guia comercial. Use selos de “escolha do editor” para valorizar os anunciantes mais bem avaliados e ofereça esse espaço premium em um top 10 do ano nas principais categorias do seu guia comercial, como por exemplo melhores retaurantes, melhores clínicas odontológicas, melhores concessionárias de veículos, escritórios contábeis, advogados entre outros.

Listas de TOP 10 geralmente são feitas ao final de cada ano, selecionando os melhores serviços, produtos e anunciantes. Envie um email para os candidatos selecionados informando que eles estão participando da seletiva para melhor do ano em sua categoria. Defina a forma como a escolha será realizada e premie os vencedores com um selo especial para aquele ano e divulgue o resultado nas redes sociais e grupos do seu guia comercial.

4. Crie Infográficos

Este não é um ponto obrigatório, mas infográficos ajudam a prender a atenção por contarem uma história com informações e imagens de forma lúdica e de fácil compreensão. Extremamente úteis para veículos que precisam de mostrar dados de maneira mais divertida do que uma lista com números.

Este tipo de gráfico aumenta o engajamento e tráfego para sue site nos mecanismos de busca. Primeiramente, pense em uma narrativa (uma história) que você deseja incluir e quais os principais dados que você deve levantar, por exemplo: um infográfico que mostra em um mapa as principais atrações do centro de sua cidade, ou um infográfico que mostre as notas e preços dos serviços (escolha uma categoria) de um determinado bairro.

Como estratégia de coleta de leads, você pode começar oferencedo parte do conteúdo gratuitamente em seu guia comercial, e uma versão mais completa acessível por meio de assinatura de uma newsletter, onde o visitante deixa seu nome e email para acessar o material.

5. Crie Concursos

Aqui vai uma dica mais divertida para gerar mais curtidas e comentários em suas redes sociais. Promova um concurso de fotos dos melhores pratos dos restaurantes anunciantes no seu guia comercial. Sua localidade é uma cidade litorânia? Melhor ainda, premiê as melhores fotos das praias da sua região. Cria enquetes abertas ao público para escolherem os melhores serviços e lojas da região.

Ofereça prêmios aos anunciantes vencedores como upgrades para seus anuncios ou plugins gratuitos. Quanto melhor a oferta, mais as pessoas irão se engajar e participar do concurso.

6. Crie Memes

Segundo o cientista Richard Dawkins, “meme é uma ideia ou informação que vai se propaganda e se multiplicando entre os indivíduos, similarmente ao que ocorre com o gene na genética”. Isso pode parecer distante dos memes que vemos na internet todos os dias e que parecem algo relativamente novo, mas é exatamente o mesmo conceito.

Memes são feitos para que sejam compartilhados, ou seja, é um conteúdo com potencial para atingir milhares de pessoas. Você pode tirar vantagem desse formato criando imagens divertidas que tenham a ver com seu nicho. Acredite, existe toda uma audiência dos mais diversos segmentos que consomem memes produzidos especificamente para elas. Donos de pets, cozinheiros, nutricionistas, advodagos, dentistas, enfim, busque seu nicho e fique atento às modas da internet.

7. Ebooks, Templates e Podcasts

Outros formatos de conteúdos muito relevantes e que cada vez mais ganham espaço nas estratégias são os ebooks, templates e podcasts.

Ebooks podem aprofundar melhor uma temática e ainda assim, explicar de forma clara e objetiva os temas abordados, além de servirem muito efetivamente como uma ferramenta para captação de leads.

Templates, ou modelos prontos, são ótimos para atrair leads para seu guia comercial. Crie modelos prontos de folhas de orçamento em planilhas, ou modelos de email de captação de clientes para seus anunciantes, ou até um guia com as medidas de  imagens de redes sociais, as chamadas “cheat sheets”. Crie uma landing page e ofereça estes tipo de conteúdo rico em troca de nome e email de seus usuários, assim, você aumenta sua lista de emails para futuras estratégias.

E os podcasts, por exemplo, são uma excelente forma de explorar outras frentes de conteúdo que talvez ninguém no nicho tenha ainda experimentado.

Além disso, você pode mesclar estes formatos juntamente com os outros se fizer sentido para a sua estratégia.

Como Distribuir o Conteúdo Criado

Crie uma estratégia de e-mail marketing

E-mail marketing é uma das estratégias mais efetivas de inbound marketing e marketing de conteúdo.

Uma pesquisa do Content Marketing Institute mostrou que mais de 87% dos empreendedores usam estratégias de e-mail marketing para distribuir conteúdos aos seus usuários, ficando atrás apenas das redes sociais (91%) e do site/blog da empresa (89%).

Além disso, o mesmo estudo mostrou que uma das top 5 métricas analisadas em uma campanha é o engajamento em e-mails (90%). Assim, negligenciar este formato de divulgação do seu conteúdo seria um erro.

Quer fidelizar sua audiência, estabelecer conexão e encantá-los sobre seu guia comercial? Uma estratégia de e-mail marketing pode te ajudar!

Depois de definir os aspectos mencionados no tópico anterior, pense em formas de construir sua lista de e-mail com os contatos de potenciais clientes que possam se interessar pela sua listagem.

Como por exemplo, convide seus leitores a se inscreverem em uma newsletter onde você compartilhará conteúdos de valor e dicas práticas para seus clientes, de forma gratuita e com a frequência definida no seu planejamento (semanal, quinzenal, mensal).

Use as Redes Sociais

As redes sociais são ferramentas extremamente poderosas em campanhas de marketing por uma razão: seus clientes em potencial estão presentes nelas diariamente.

Dessa forma, utilizá-las como um dos meios de distribuição em sua estratégia de marketing de conteúdo para guias comerciais é indispensável.

O grande benefício deste meio de distribuição é que você pode estar presente nos canais que mais fazem sentido para a sua estratégia e pode desenvolver conteúdos que realmente vão conectar e criar relacionamentos de valor entre seu portal de classificados e a sua audiência, tudo isso de forma mais presente e frequente.

Então, analise quais canais fazem mais sentido para sua estratégia, de acordo com sua persona e objetivos definidos na fase de planejamento e assim, comece a pensar de que formas você pode engajar sua audiência nestes meios através da produção de conteúdo.

Você já deve saber, mas você pode estar presente em redes como:

  • LinkedIn;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Pinterest, entre outras.

Reutilize seu conteúdo em diferentes canais e formatos

Quem disse que um conteúdo precisa ter o mesmo formato para sempre? Uma excelente forma de colocar o marketing de conteúdo para portais de classificados em prática é através da reutilização do seu conteúdo em diferentes configurações e canais.

Como funciona? Bom, um conteúdo de blog pode virar um ebook mais detalhado que você disponibilizará para sua audiência e em retorno obterá um contato que poderá ser reaproveitado em outro momento; uma live pode virar um artigo mais longo de blog; um vídeo pode virar um infográfico dinâmico e útil, entre outros. Você só precisa saber adequá-los!

Assista nosso webinar e aprenda como criar seu calendário editorial e distribuição de conteúdo!

 

Utilize o formato de conteúdos em vídeos em suas estratégias

Vídeos, assim como artigos para blog, são excelentes formatos de conteúdo a serem explorados. Isso se torna mais relevante a cada dia, pois os usuários consomem cada vez mais conteúdos audiovisuais.

Além disso, produzir conteúdo em formato de vídeo é uma forma de tornar seu conteúdo mais compartilhável e assim, alcançar mais pessoas. Você ainda pode incorporar vídeos em alguns artigos de blog e otimizar ainda mais seu conteúdo.

Vídeos também aparecem em resultados de buscas, como no Google, e portanto, podem ser otimizados para melhor ranquear seu portal na plataforma de buscas mais usada do mundo.

Faça seu conteúdo ser relevante para o Google – Escreva com foco em SEO

Um dos pilares do marketing de conteúdo são os conteúdos para blog com foco em SEO (Search Engine Optimization). Há muito tempo isso deixou de ser uma possibilidade, para se tornar uma exigência se seu objetivo é atrair clientes para o seu site e se mostrar como autoridade no seu nicho de atuação.

Assim, adotar esse formato e utilizar o blog do seu portal de classificados para compartilhar diversos tipos de conteúdo escrito, como guias detalhados, artigos informativos, artigos descritivos, dicas, listas, artigos longos, entre outros, é fundamental para alavancar seu guia comercial de forma orgânica e gerar mais tráfego na sua página.

Lembre-se também que o SEO é um fator crucial para conseguir tudo isso, pois, se você otimizar seus conteúdos, as chances de você ser bem ranqueado no Google e atrair bastante tráfego para sua página são enormes.

Uma ótima forma de fazer isso em 2021, de acordo com o site do Neil Patel é produzir conteúdos nichados e menores, e usar palavras-chave de cauda longa (long-tail keywords) para ocupar as posições de busca mais específicas no Google.

Além disso, fazer um trabalho de pesquisa de palavras-chave no seu nicho e desenvolver conteúdos em torno desses termos, continua sendo extremamente importante para obter bons resultados.

Confira nosso Webinar sobre SEO para guias e portais.

 

Conclusão

Não podemos negar que o marketing de conteúdo é uma realidade nos negócios hoje, e isso se aplica também ao nicho de guias comerciais.

Desse modo, saber aproveitar essas possibilidades de desenvolver seu negócio de forma orgânica e atrair potenciais clientes com mais consistência é essencial.

Agora você já conhece os principais formatos e estratégias de marketing de conteúdo para guias comerciais que você pode utilizar para alavancar seu portal de classificados.

E se você ainda está em busca de uma plataforma que integra tudo que você precisa para iniciar seu guia comercial com sucesso, agende uma demonstração gratuita com a gente agora mesmo e veja como o eDirectory pode te ajudar!

estratégias de marketing de conteúdo para guias comerciais

Como criar um guia comercial online com 50.000 anúncios

Como criar um guia comercial com 50.000 anúncios

Seu guia comercial online já está instalado e funcionando, o que é ótimo! No entanto, um guia comercial online vazio não trará nenhum anunciante (clientes). Explicaremos como e onde encontrar seus primeiros anúncios de empresas para começar a popular seu portal neste artigo. Vamos lá?

Como proprietário de um guia comercial online, você provavelmente tem uma ideia clara do que deseja oferecer aos seus clientes. Independentemente de ser um portal de anúncios de emprego onde as empresas podem anunciar suas vagas, ou um guia para animais de estimação com ofertas resgatáveis e anúncios dos melhores pet shops, veterinários e vários prestadores de serviços, o que estes portais tem em comum são os anúncios e classificados. Sem os anúncios de empresas, um guia comercial online não serve para nada.

Vou me colocar no seu lugar por um momento. Se você está lendo este texto, certamente está se perguntando onde e como encontrar anúncios de empresas de qualidade para seu novo guia comercial, e isso é importante por alguns motivos. Sendo os principais:

  1. Geração de receita: este pode ser o principal motivo pelo qual você dedicou tempo construindo um guia comercial online em primeiro lugar. Um guia comercial pode ser uma ótima fonte de renda recorrente para você.
  2. SEO (search engine optimization): porque você quer que o Google indexe seu guia comercial online e mostre-o no SERP (a página de resultados). Gerando mais tráfego a medida que seu site cresce.

Pense nisso:

Nós, como clientes, queremos ir a lugares onde outras pessoas estão indo ou recomendando, queremos contratar serviços de pessoas indicadas e que possuem boa reputação pelo o que fazem. No meio online esse pensamento funciona da mesma maneira, e estes passam a influenciar ainda mais as decisões de compras.

Neste artigo, você aprenderá três maneiras diferentes de obter seus primeiros anúncios de empresas reais, o que colocará você no caminho para alcançar 50.000 anúncios em poucos meses para crescer seu negócio.

Índice

  • Adicionando os primeiros anúncios no seu guia comercial online do zero
  • Obter dados de empresas de fornecedores autorizados para seu guia comercial online
  • Obtenha anúncios de empresas usando um software
  • Conclusão

Adicionando os primeiros anúncios no seu guia comercial online do zero

À primeira vista, isso pode parecer intimidador, mas é a maneira mais segura de adicionar seus primeiros anúncios em seu guia comercial online. Ao pesquisar e verificar a precisão e o status atualizado de todos os anúncios, você pode garantir a qualidade das informações em seu guia comercial online (especialmente as fotos e descrições). Você terá mais sucesso se tiver o suporte de uma equipe, pois isso aumentará a velocidade de preenchimento do seu banco de dados.

Se você está trabalhando sozinho e tem orçamento para investir nessa tarefa, não tenha medo de contratar ajuda para aumentar seu banco de dados. Estabeleça padrões de qualidade para seus anúncios, lembre-se de que cada informação conta, especialmente a descrição (se dedique nesta parte) e informações de contato. Além disso, concentre-se na criação e promoção de recursos que seus clientes podem considerar valiosos para atrair mais leads imediatamente.

Seja criativo com os títulos dos anúncios a fim de gerar mais cliques em seus anúncios. Além disso, certifique-se de deixar suas imagens e fotos o mais atraentes possível. Apontar para fotos profissionais (se possível contrate um fotógrafo).

Como criar um guia comercial online com 50.000 anúncios - 1

Obter dados de empresas de fornecedores autorizados para seu guia comercial online

Essa pode ser a maneira mais direta e confiável de preencher seu guia comercial online. Você pode agilizar o processo de expansão de seu site em algumas etapas, comprando anúncios através de um fornecedor de dados confiável, além de garantir conteúdo de alta qualidade.

Como desvantagem, você pode descobrir que fornecedores de dados confiáveis nem sempre são a opção mais barata. Para ajudá-lo a continuar sua pesquisa, selecionamos os principais fornecedores de dados nacionais. Dê uma olhada:

1.CIAL Dun & Bradstreet

A Dun & Bradstreet é uma empresa norte-americana das mais prestigiadas quando se fala em oferta de dados empresariais para fins financeiros, de marketing e governamentais. Lá, você encontra informações sobre as empresas mais ativas do Brasil, um ótimo ponto de partida para que seu guia comercial online seja populado com dados de qualidade e confiáveis.

A CIAL Dun & Bradstreet oferece um conjunto de soluções de Vendas e Marketing, baseadas em nossa base de dados comum, que aumentam a eficiência e o impacto do seu mecanismo de crescimento. Use dados para conectar-se e obter informações sobre seus clientes, e para desenvolver suas relações mais valiosas.

Como criar um guia comercial online com 50.000 anúncios - 2

Uma característica única da Dun & Bradstreet é seu sistema de numeração universal de dados (números D-U-N-S); eles são usados para gerar relatórios de informações de negócios para mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo. Os preços estão sujeitos a cotação e você entrar em contato através do chat no próprio site da empresa.

2. Cadastro Nacional

A empresa Cadastro Nacional uma base de dados completa para que você possa utilizar no seu guia comercial online. Você pode baixar arquivos em formato .xls (planilha de Excel) com os dados das empresas mais interessantes para você. Está em dúvida se estes dados são realmente os que interessam para uso em seu guia comercial online? Eles oferecem uma amostra dos arquivos para que você mesmo possa conferir a qualidade.

Como criar um guia comercial online com 50.000 anúncios - 3

Outro fator importante, é que o próprio site realiza uma varredura em seu banco de dados, removendo empresas com cadastros encerrados ou inválidos, a fim de garantir que todas as informações estejam sempre atualizadas. São mais de 60 categorias para escolher, desde supermercados e hipermercados, passando por auto-peças, até imobiliárias.

A as contém informações importantes como número de celular (Whatsapp) da empresa, todos os registros contendo email e telefone, além de outros emails e números de telefones que possam estar diponíveis foram do cadastro CNPJ da empresa.

Os valores variam pela quantidade de empresas cadastradas em cada setor de atividade, quanto mais empresas cadastradas, maior o valor das listas. Você receberá um pacote com as empresas cadastradas em todos os estados do Brasil, ou selecionar apenas o local de atuação do seu guia comercial online. Prático não?

3. Listas de Empresas

O site Listas de Empresas funciona de maneira parecida ao Cadastro Nacional, mas com uma interface mais amigável. Nele, você deve selecionar em primeiro lugar o local onde deseja encontrar empresas para adicionar à sua lista, depois, os nichos de seu interesse e quais campos serão os mais importantes para você no momento de importar os dados para seu guia comercial online. Por fim, selecione a quantidade de empresas que você deseja adicionar à sua lista e confirme os valores, realize o pagamento e faça o download da lista em formato .xls.

Como criar um guia comercial online com 50.000 anúncios - 4

Os valores podem variar de acordo com o tamanho da lista (quantidade de empresas selecionadas), e a plataforma oferece garantia de 90 dias, uma boa opção se você ainda não está muito seguro de qual estratégia seguirá ao popular seu guia comercial online. A plataforma ainda promete uma taxa de entregabilidade de emails acima de 95% nos e-mails das empresas cadastradas. E ainda eliminam os e-mails de contabilidade (aqueles do tipo contasapagar@…) e outros emails de serviço, deixando somente emails de pessoas reais.

Esta pode ser mais uma forma rápida e segura de começar a popular seu portal e incluir centenas ou até milhares de anunciantes em poucas semanas. Aumentando o número de anunciantes, você pode começar a monetizar seu guia comercial online através de diversas opções como a cobrança por anúncios, anúncios de nível premium e banners.

Se você está utilizando o eDirectory para gerenciar seu guia comercial online, você conta com várias maneiras de gerar receita recorrente através do seu portal. Portanto, invista tempo em popular seu guia comercial online com anúncios bem feitos (com boas descrições e fotos).

Obtenha anúncios de empresas usando um software

O termo coleta de dados se refere a uma maneira fácil e rápida de reunir informações de banco de dados de um site existente. O que eles fazem, em resumo, é rastrear outros portais e entregar os dados coletados em um arquivo Excel, portanto, você pode carregar esse banco de dados em seu guai comercial online. Existem outros formatos disponíveis, como JSON e CSV.

Como funciona um software de coleta de dados?

 

  • Assim que as URLs são carregadas no aplicativo, a ferramenta começa a coletar os dados dos anúncios como título, descrições, endereço, telefone, email, website, etc…
  • Na próxima etapa, o software carrega o código HTML completo da página de destino.
  • O software de coleta irá extrair todos os dados da página ou, você pode selecionar os dados específicos que desejar.
  • No final, o aplicativo compila todos os dados coletados em um formato de arquivo utilizável escolhido pelo usuário, como .xls. JSON, .csv…

Considere isso antes de seguir este caminho

Antes de fazer usar uma ferramenta de coleta de dados, recomendamos que você verifique as leis de direitos autorais com relação a quais informações são consideradas livres de royalties e quais não são. Os anúncios de empresas geralmente incluem descrições e imagens personalizadas, que podem ser protegidas por direitos autorais. Consulte sempre os termos de uso de cada software para entender melhor quais são as atribuições de cada um.

Dito isso, vamos conhecer três ferramentas de coleta de dados que você pode usar para adicionar mais profundidade ao seu guia comercial online:

OctoParse

Octoparse é um software que permite a pessoas sem nenhum conhecimento de programação extraiam dados públicos de outros websites. Simplesmente seguindo os passos em seu site, você poderá coletar as informações de que precisa em qualquer portal, de forma altamente eficiente.

O aplicativo possui uma interface relativamente fácil de usar e você pode começar a localizar e extrair dados de um website em poucos minutos. Ele permite que você agende tarefas com base em uma data e hora específicas quando você deseja extrair dados, além de utilizar processamento direto em nuvem.

Preços do OctoParse

 

  • Plano grátis: você pode usar Octoparse agora mesmo gratuitamente! Esses são os recursos de que você pode desfrutar; páginas ilimitadas por rastreamento, computadores ilimitados, 10.000 registros por exportação, 2 execuções locais (em seu computador) simultâneas, 10 rastreadores, acesso a comunidade, suporte.
  • Padrão – US$ 75 /mês: Este plano oferece exportação de dados ilimitada, 100 rastreadores, extrações programadas, extração de velocidade média, rotação automática de IP, modelos de tarefas, acesso à API e suporte a e-mail. Este plano é projetado principalmente para pequenas equipes.
  • Profissional – US$ 209 /mês: Este plano oferece 250 rastreadores, extrações programadas, 20 extrações simultâneas em nuvem, extração de alta velocidade, rotação automática de IP, modelos de tarefas e API avançada.

Plano empresarial: você precisará entrar em contato com um agente de vendas para fazer uma cotação.

Mozenda

Mozenda visa auxiliar empresas que buscam uma solução simples, rápida e completa para extrair dados da web e tem a confiança de gigantes da tecnologia como CISCO, Tesla, Oracle, IBM … e, como o OctoParse, você faz não precisa de nenhuma habilidade de programação para impulsionar a listagem de empresas do seu guia comercial online.

Mozenda tem uma interface simples e fácil de usar, tornando seu trabalho muito mais fácil. Com um teste gratuito de 30 dias e uma das melhores experiências de atendimento ao cliente do segmento, você pode testá-lo e ver se é certo para você. A empresa oferece quatro tipos de planos que abrangem pequenos projetos e níveis empresariais, e você pode solicitar um orçamento no site da empresa.

Webhose.io

Webhose é ideal para plataformas ou serviços que requerem um coletor de dados totalmente customizado e um provedor de dados para uso em marketing, compartilhamento, etc. Empresas em crescimento podem se beneficiar da plataforma a um preço acessível. Descubra insights ocultos com PNL e machine learning. O banco de dados da Webhose oferece uma enorme coleção de recursos, incluindo blogs, fóruns e notícias.

Você pode criar conjuntos de dados com base em tópicos, organizações e períodos de tempo específicos. Webhose permite que você execute uma consulta de pesquisa e você obterá resultados JSON ou XML.

Em relação aos preços, a Webhose oferece um teste gratuito de 10 dias e 3 planos diferentes:

  • Open Web Data Feeds: Fornece cobertura de nível empresarial, monitoramento em tempo real, métricas de engajamento e formatos JSON / XML limpos.
  • Cyber Data Feed: Inclui monitoramento em tempo real, reconhecimento de entidades e ameaças, análise de imagens e geolocalização, bem como acesso a TOR, ZeroNet, I2P, Telegram, etc.

Dados da Web arquivados: este plano oferece um arquivo de 10 anos de dados da Web, reconhecimento de sentimento e entidade e métricas de engajamento. O modelo de preços mostrado aqui se refere a contas de crédito pré-pagas.

Conclusão

Já sabemos a importância de um guia comercial online bem preenchido por várias razões. Se os dados já estiverem ativos e gerando “movimento” em seu site, será mais fácil convencer mais clientes a aderir e tornarem-se clientes . No entanto, para que essa estratégia funcione, a qualidade dos dados é crucial.

Invista tempo em encontrar fotos profissionais atraentes (procure imagens de banco de imagens) ou contrate um fotógrafo para ajudá-lo, isso fará com que seu site pareça mais profissional e atraente para os usuários. Além disso, não copie e cole um trecho de texto padrão em suas descrições. Faça suas descrições o mais concisas e informativas possível e considere as estratégias de SEO (pesquise palavras-chave que se apliquem às suas listagens de empresas).
Os serviços do eDirectory ajudarão sua empresa a criar, gerenciar e monetizar seu próprio guia comercial. Se precisar de mais informações, entre em contato conosco! Com uma interface de usuário intuitiva, os melhores recursos da categoria e um suporte robusto ao cliente, você pode iniciar um teste gratuito hoje mesmo.