Como criar um portal de classificados (passo a passo)

como criar um portal de classificados (passo a passo)

Alguma ideia de quanta receita anual vem de classificados digitais? São 2,4 bilhões de dólares apenas no Estados Unidos. Portanto, não é nenhuma surpresa que mais e mais pessoas estejam procurando como criar um portal de classificados.
Especialmente porque empreendedores estão descobrindo que um portal de classificados lucrativo pode ser fácil de construir (com a ferramenta certa!).

E os setores e nichos que um portal de classificados pode ajudar a atender são quase infinitos; De um site de classificados regional que lista itens raros e colecionáveis, a um site local que anuncia produtos em um determinado bairro, as oportunidades são limitadas apenas às suas ideias.

Mas, certificar-se de que você tem uma boa ideia, um plano sólido, e um software para criar portais de classificados de qualidade são fundamentais. Então, vamos dar uma olhada mais profunda nos meandros dos portais de classificados, para que você tenha todo o conhecimento de que precisa para construir o seu.

O que é um portal de classificados?

Um portal de classificados é uma plataforma de publicidade online que conecta vendedores a compradores, promovendo produtos e serviços. Simplificando, um portal de classificados é uma lista de anúncios online onde, geralmente, eles serão listados por categorias específicas ou por localização.

Como criar um portal de classificados

De um lado, há um anunciante que tem um serviço ou produto para vender. Na outra ponta, um comprador interessado.

O objetivo do site de classificados é conectar o anúncio a alguém que deseja aquele serviço ou produto (ou, no caso de um quadro de empregos ou um anúncio desejado, alguém que poderia oferecer esse serviço).

Alguns bons exemplos de sites classificados (em grande escala) incluem sites como Yelp, Webmotors e OLX. Mas há alguns sites que você pode não perceber, mas são portais de classificados:

  • Sites de venda e aluguel de imóveis
  • Portais de empregos
  • Sites de leilões online
  • Aplicativos de delivery e supermercado

…entre outros

Uma vez que a publicidade online está se tornando norma, mais e mais pessoas e empresas estão entrando em ação e criando seus próprios portais de classificados.

Os sites de anúncios são um tipo de publicidade online de crescimento incrivelmente rápido. As empresas e as pessoas preferem anunciar neste tipo de site pois eles geralmente são bem otimizados para busca, tem grande volume de tráfego, e podem atingir diversos interessados com um único anúncio.

Para os usuários que estão navegando no site e vendo os anuncios, é uma ótima maneira de se conectar com uma empresa ou pessoa na área exata que estão pesquisando. Se alguém está procurando um novo emprego, uma bicicleta usada ou outra coisa.

E não é apenas para compradores e vendedores. Os sites classificados estão explodindo em popularidade para proprietários de empresas que desejam iniciar seus próprios projetos de construir um portal de classificados.

Isso porque um bom site de classificados pode gerar lucro com as vendas, assim como também atrair publicidade online através de banners e/ou anúncios em destaque.

 

Como portais de classificados ganham dinheiro?

Você pode se surpreender ao saber que os portais de classificados podem gerar receita de mais de uma maneira. Na verdade, existem várias formas por onde um portal de classificados pode gerar renda aos proprietários. Principalmente se estiver usando um software profissional de classificados como o eDirectory, você terá todas as ferramentas de que precisa para ganhar dinheiro com seu próprio portal.

Algumas formas de como gerar receita com seu portal de classificados:

  • Venda de anúncios: a maneira mais direta de os sites de classificados ganharem dinheiro é cobrando das pessoas para listar um anúncio em seu site de classificados.
  • Venda de anúncios: Cobrar uma taxa para colocar um anúncio (geralmente um banner) em algum lugar do site de classificados. Geralmente, esse é um ótimo upsell a ser adicionado ao vender uma lista para alguém, para que mais pessoas vejam seus detalhes.
  • Publicidade Pay-per-Click (PPC): usando uma plataforma PPC como o Google Ads ou Facebook Ads, os proprietários de empresas podem ganhar dinheiro com banners de anúncios de terceiros exibidos aos visitantes do site.
  • Taxas de associação: Algumas ferramentas de sites classificados oferecem recursos de associação, para que os proprietários de sites possam cobrar taxas recorrentes.
  • Links de afiliados: inserção de links para produtos de parceiros que permitem coletar receita de todas as vendas enviadas para seus afiliados.

Com todas essas ótimas maneiras de ganhar dinheiro, você está começando a achar que criar seu próprio portal de classificados parece uma ótima ideia? Lançar o próprio site pode ser uma virada de jogo para muitas empresas. Mas, fazer isso sozinho pode ter algumas desvantagens a serem consideradas antes de começar.

 

Construir seu site sozinho ou usar um software dedicado?

Ao criar um site de classificados, existem duas opções principais: você pode fazer um projeto “faça você mesmo” e construir todos os aspectos do seu site do zero (nível avançado de conhecimento) ou manter as coisas simples usando uma ferramenta dedicada.

Como criar um portal de classificados (passo a passo)

Recomendamos o uso de uma ferramenta dedicada para construir um site de classificados. Mas para usuários avançados, seguir o caminho do faça-você-mesmo para construí-lo sozinho ou pagando um desenvolvedor pode ser uma boa opção se você:

  • É um desenvolvedor web
  • Tem boas habilidades de programação
  • Está planejando pagar a alguém para construir e manter seu site
  • Está se perguntando como criar um site de classificados com WordPress através de plugins.

Por ser a opção mais fácil e econômica, usar uma ferramenta de classificados dedicada como o eDirectory é a melhor escolha para a maioria das pessoas. O uso de um software desenvolvido especificamente  criar um portal de classificados traz inúmeros benefícios como:

  • Ferramentas amigáveis para iniciantes tornaram isso muito fácil construir e gerenciar um portal de classificados, mesmo para não desenvolvedores.
  • Gere mais receita através de vários métodos de coleta..
  • A configuração simples permite que você inicie rapidamente.
  • Módulos de blog integrados para facilitar o gerenciamento de conteúdo.
  • Uma solução que faz seu site parecer mais profissional, aumentando a confiança dos usuários
  • Funcionalidade de pesquisa avançada para que as pessoas possam encontrar o que procuram em seu site, sem complicações.

Mesmo para pessoas que podem construir um site por conta própria, há vários outros motivos para escolher uma ferramenta de classificados dedicada em vez de um plugin de wordpress.

Então, agora que você sabe como é importante usar uma ferramenta de classificados dedicada, vamos dar uma olhada em exatamente como criar um portal de classificados.

 

Como construir um portal de classificados online

Pronto para lançar seu próprio portal  de classificados? Siga estas etapas passo a passo e saiba como.

1. Escolha o seu nicho

 

A primeira coisa que você vai querer fazer ao criar seu site de classificados é escolher o seu nicho. Este é o setor em que você criará seu site.

Já tem uma ideia de negócio? Excelente! Ainda explorando ideias? Sem problemas. Os sites classificados mais comuns tendem a ser:

  • Diretórios classificados baseados em mercadorias locais.
  • Painéis de empregos específicos da indústria.
  • Diretórios de membros.

Se você notar que seu setor ou área local carece de um site de classificados forte, tome nota. Você pode apenas notar que tem uma grande oportunidade de criar uma comunidade de classificados online que conecta pessoas, empresas e serviços, ao mesmo tempo que gera receita.

2. Escolha um bom nome de domínio

 

Em seguida, escolha um bom nome de domínio que seja fácil de lembrar. Seu nicho de atuação ajudará a inspirar o nome da sua empresa, e o nome da sua empresa deve ser a espinha dorsal do seu nome de domínio.

Você escolherá isso enquanto configura a hospedagem do seu site. Se você mesmo estiver hospedando seu site, recomendamos Amazon AWS ou Digital Ocean. No entanto, todos os planos de serviço em nuvem do eDirectory incluem hospedagem segura.

 

3. Use uma plataforma profissional para criar um portal de classificados

 

A próxima coisa que você precisará fazer para configurar seu portal de classificados profissional de forma rápida e fácil é inscrever-se no eDirectory. Esta é a melhor opção se você não for um desenvolvedor de software ou não quiser ter de contratar um, o que pode ser caro e deixar seu site dependente de terceiros, até mesmo para atualizações de rotina.

Depois de instalar o eDirectory, você pode começar a categorizar seu site de acordo com seu nicho e com os tipos de ofertas que você pretende incluir em seu portal. É possível adicionar ou remover categorias e subcategorias como você desejar, adaptando a plataforma eDirectory para funcionar do modo como você precisa.

A escolha por uma plataforma dedicada para criar um portal de classificados traz mais vantagens, como otimização de SEO, que pode ser crucial para atrair mais anunciantes para seu site, já que usuários podem aproveitar a relevância do seu portal para ranquear melhor nas páginas de busca e ter mais visibilidade. Outra vantagem é a interface “arrasta e solta”, simples e eficaz para que você crie um site profissional e totalmente personalizável.

 

4. Escolha as categorias

 

Para garantir que seu portal  de classificados seja fácil de navegar, você deve escolher e definir suas categorias.

Como criar um portal de classificados (passo a passo)

Os mecanismos de pesquisa não apenas amam categorias (o que significa que seu site pode ter uma classificação mais alta quando as pessoas pesquisam por palavras-chave específicas), mas os visitantes do site adoram pesquisar em diferentes categorias e filtros.

Sua tarefa? Se dedique a esta seção importante do seu site, fornecendo detalhes abrangentes dentro de cada categoria. Além disso, certifique-se de adicionar subcategorias para que possa aproveitar as vantagens dos recursos de filtragem avançada (os visitantes do seu site o farão!).

Com o eDirectory, você obtém categorias ilimitadas, portanto, fique à vontade para obter o detalhamento que desejar.

Oferecer a exibição de uma lista em várias categorias também é uma ótima maneira de aumentar a venda de seus níveis de associação mais altos, que abordaremos a seguir.

Como criar um portal de classificados

 

 

 

 

 

5. Defina as opções de plano de anúncios

 

Se você está aproveitando todas as vantagens que o eDirectory oferece para gerar receita com seu portal de classificados, a próxima etapa é determinar seus níveis de associação.

Isso significa que você decidirá quais recursos cada nível inclui, além de quanto custa. Você pode criar até 4 planos para seus anúncios, além de conectar o eDirectory ao PagSeguro para receber os pagamentos automaticamente.

Como criar um portal de classificados (passo a passo)E como os sites classificados do eDirectory são escaláveis, significa que você pode ter um site enxuto com apenas alguns anúncios, ou uma rede de sites com milhões de listagens, você pode escolher exatamente quanto cobrar por seus níveis de associação.

Se você está apenas configurando seu site, recomendamos começar com um nível de associação gratuito.

Mesmo que você não esteja cobrando, os membros gratuitos podem oferecer muito em troca. Usar um nível de associação gratuito é uma maneira inteligente de:

  • Transformar pessoas em membros pagantes ao fazerem upgrade.
  • Aumentar sua lista de e-mail.
  • Reúna feedback sobre o site.
  • Obter compartilhamento de anúncios nas redes sociais.

E para seus níveis de assinatura paga, você poderá oferecer benefícios exclusivos e que sejam atraentes. Por exemplo, você pode oferecer um mês de anúncios de banner “grátis” para qualquer pessoa que se inscrever em seu plano mais alto (um grande incentivo se você tiver um tráfego decente no seu site). Explore também a estratégia “este anúncio é seu?” – que consiste em cadastrar previamente anúncios no seu portal de classificados e depois entrar em contato com o proprietário do estabelecimento ou serviço convidando-o(a) a se registrar e atualizar suas informações.

Lembre-se de que você sempre pode ajustar suas ofertas e preços conforme sua empresa cresce e aprender mais sobre o que funciona para você, seu público e seu site…

6. Cria seus primeiros anúncios

 

Antes que seu portal de classificados possa ser útil para qualquer pessoa (anunciantes ou outros), ele precisa ter anúncios. Vamos criar seus primeiros anúncios com o eDirectory.

Como criar um portal de classificados (passo a passo)Você pode fazer isso manualmente ou importá-los se tiver uma grande quantidade de dados e quiser tornar as coisas mais fáceis para você.

O configurador de anúncios é onde você pode realmente se divertir personalizando seu site de classificados. Isso porque você pode usar widgets de arrastar e soltar para configurar suas páginas e destacar:

  • Classificados de nível superior.
  • Novos membros.
  • Itens adicionados mais recentemente.

…e mais.

Como criar um portal de classificados (passo a passo)

Claro, pode demorar um pouco para incluir anúncios você mesmo, foque na qualidade das fotos, descrições, SEO, e todas as informações atualizadas, pois isso gera mais confiança em novos anunciantes. No início pode ser demorado atrair novos anunciantes, mas se seu portal tiver anúncios de qualidade (e certa quantidade), eles virão.

 

7. Cria conteúdo de qualidade

 

Depois que seu portal de classificados estiver funcionando com alguns bons anúncios, é hora de começar a criar conteúdo.

Os blogs são uma das melhores maneiras de direcionar o tráfego para o seu site. É uma parte extremamente importante para divulgar uma empresa nos dias de hoje, e seu site de classificados não será diferente.

Como sabemos que o blog é essencial para um site de classificados de sucesso, o eDirectory inclui um Módulo de Blog fácil de usar, onde você pode criar, monitorar e otimizar seu conteúdo.

Como criar um portal de classificados (passo a passo)

Tenha um objetivo semanal com seu blog: produza conteúdo de alta qualidade (entre 1000 e 2000 carácteres), não se esqueça de inserir seus links de afiliados em seu conteúdo, link internos e externos, além de imagens, gifs, gráficos e outros conteúdos visuais para enriquecer seu artigo. O Módulo de Blog também ajuda a inserir esses itens, o que é extremamente útil se você está planejando gerar receita por meio de vendas de afiliados.

Experimente também com conteúdo rico como eBooks, planilhas de dados, white papers, estudos de mercado ou relatório de tendências. São conteúdos que ajudaram na captura de emails para sua lista de usuários, assim como melhorar sua posição nos mecanismos de busca.

 

8. Promova seu portal de classificados

 

Criar um portal de classificados passo a passo pode ser desafiador a primeira vista. Mas lembre-se de que você precisará ter tráfego em seu site antes de começar a gerar receita com seu portal.

Como administrador de um portal de classificados, parte do seu trabalho será comercializar e promover o seu site. Além de blogs, isso também pode variar entre pagar por publicidade, usar mídia social e até mesmo lançar uma campanha automatizada de boas-vindas em sua lista de e-mail.

Se você ainda não tem uma lista de e-mail para promover seu site de classificados, o marketing por e-mail é um ótimo lugar para começar. Você sabia que um e-mail de boas-vindas tem taxa de abertura 4 vezes maior do que um email padrão? Significa que 8 em cada 10 pessoas abrem sua mensagem de boas-vindas, especialmente se houver um bom motivo para isso, como um cupom de desconto ou oferta especial.

Como criar um portal de classificados (passo a passo)

Fonte: GetResponse

Faça o que fizer, você precisará priorizar a divulgação e promoção de seu site.

Assista nosso webinar sobre SEO para Guias e Portais e aproveitar as melhores práticas na geração de tráfego para seu portal, o que ajudará a melhorar a posição do seu site nas páginas de busca do Google.

9. Continue otimizando seu portal de classificados

 

Seu site é um negócio, então você precisa melhorar e otimizar continuamente seu portal de classificados para ter sucesso.

Conecte-se com sua comunidade para fazer perguntas (invista em ferramentas de pesquisa e feedback). Descubra o que eles amam e dê-lhes mais disso. E faça tudo automaticamente, se puder. Para automatizar sua divulgação, você pode sincronizar seu site de classificados com seu CRM.

Oportunidades de integração como essa são apenas alguns dos motivos pelos quais ter uma ferramenta dedicada  que pode ajudá-lo a criar um portal de classificados é tão importante. Custa muito dinheiro pagar alguém para criar um site deste tipo. E quando você tem que pagar para fazer quaisquer alterações no futuro para melhorar seu site, os custos podem aumentar rapidamente e tornar seu projeto inviável.

Com o eDirectory, você tem muito controle para otimizar seu site e torná-lo ainda melhor para você, seus anunciantes e visitantes.

E não importa o seu setor, quanto mais controle você tiver sobre o seu projeto como um todo, mais controle terá sobre o sucesso a longo prazo do seu negócio.

10. Próximos passos: instale o eDirectory e crie seu portal de classificados

 

Então, agora que você sabe como criar um portal de classificados, é hora de por a mão na massa e começar seu novo projeto.

Se você está procurando a melhor ferramenta para ajudá-lo a lançar e gerenciar com sucesso seu site de classificados, agende uma demonstração gratuita do eDirectory. Ele permite que seus clientes vendam ou listem o que quiserem com classificados habilmente categorizados, bem organizados e bonitos.

O eDirectory vem com recursos que o ajudarão a expandir seu portal de classificados, como:

  • Personalização flexível: obtenha um portal de classificados quase pronto que você pode personalizar como quiser, com controle detalhado sobre descrições, fotos, preços e informações de contato.
  • Crie anúncios profissionais: crie facilmente anúncios com imagens, vídeos e cupons em uma interface intuitiva e amigável para iniciantes.
  • Modelo de site classificado: oferece um editor visual de modelo de listagem para personalizar ainda mais seus anúncios.
  • Integração de redes sociais: conecte-se a plataformas de mídia social para obter mais exposição com links de compartilhamento social e um feed de sua principal rede direto no seu anúncio.
  • Lembretes de renovação automática: automatize seu processo de cobrança de pagamentos notificando os proprietários de fichas quando for a hora de renovar.
  • Módulo de blog: uma área fácil de usar que permite criar e gerenciar conteúdo para direcionar o tráfego e as vendas para seu site de classificados.
  • Mapa interativo: nossa integração com o Google Maps permite que os alfinetes apareçam automaticamente à medida que novas listagens são adicionadas.
  • Imagens otimizadas: permita que os proprietários de suas listagens façam upload de uma variedade de fotos de galeria, além de usar um editor de fotos integrado.
  • Área de membros: Crie perfis de membros e aproveite o poder de coletar pagamentos recorrentes.
  • Sistema de anúncios em banner: ganhe dinheiro com o espaço de banner vendendo-o para anunciantes e / ou exibindo anúncios do Google em seu site.
  • Otimizado para SEO: Alcance o topo das classificações dos mecanismos de pesquisa com o controle de SEO integrado.
  • Suporte incrível: uma base de conhecimento on-line robusta, além de acesso a uma equipe genuinamente amigável e útil via chat ou e-mail.

…e muito mais.

Com uma ferramenta dedicada  para criar um portal de classificados em mãos, você estará no caminho certo para iniciar um projeto que gere mais receita e expande seus negócios.

Portanto, comece hoje mesmo!

Inscreva-se hoje para uma demonstração gratuita de um site classificado e crie seu site do eDirectory imediatamente.

15 maneiras de gerar tráfego para seu portal de classificados

15 maneiras de gerar tráfego para seu portal de classificados

Gerar tráfego é a principal demanda de qualquer site. O mesmo vale para portais de classificados, especificamente. Quanto mais tráfego seu site obtém, maior são as chances de aumentar sua taxa de conversão. Em outras palavras, mais tráfego significa obter mais anúncios, o que significa mais receita no futuro. Como tal, direcionar o gerar tráfego para seu portal de classificados deve ser um dos seus principais objetivos. A tarefa pode parecer complicada, especialmente se seu site for recente. No entanto, existem algumas maneiras de direcionar o tráfego para portal de classificados e iremos abordá-las neste artigo.

Abaixo, você encontrará várias táticas e métodos para aumentar o tráfego para seu portal de classificados. A boa notícia é que a maioria deles é gratuita e exige apenas o seu tempo.

1. Marketing de conteúdo

Uma das maneiras mais fáceis de divulgar um portal de classificados é por meio do marketing de conteúdo. De acordo com a HubSpot, as empresas que possuem um blog obtêm 55% mais visitantes em seus sites do que as empresas que não tem.

Concentre-se na criação de conteúdo que seja relevante e útil para o seu público-alvo. Em outras palavras, crie conteúdos que resolvam as dores dos seus visitantes, os ensine sobre sua oferta e responda a perguntas que eles têm relacionadas ao seu nicho de atuação.

Assim que você começar a criar conteúdo, ele será indexado pelos mecanismos de pesquisa (como Google e Bing), o que significa que pode aparecer como um resultado de pesquisa quando seu público-alvo pesquisar por palavras-chave relevantes ao seu conteúdo.

Resumindo, a criação de conteúdo não apenas aumenta o tráfego do seu site, mas também permite que você apareça como resultado de pesquisa para clientes em potencial e pessoas que procuram os melhores recursos ou negócios específicos em sua área.

2. Faça uso das mídias sociais

Além do marketing de conteúdo, o uso de redes sociais é outra maneira eficaz de promover seu portal de classificados. O Facebook é uma das plataformas mais populares, mas não se esqueça de que existem muitas outras plataformas que podem ser úteis para seu portal, incluindo:

  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Youtube
  • Reddit

Lembre-se de que você não precisa ser ativo em todas estas redes sociais. Em vez disso, a chave aqui é se concentrar em uma ou duas plataformas onde seu público-alvo gosta de passar o tempo (onde ele realmente esteja). Em seguida, poste conteúdo relevante e envolvente. Você também pode redirecionar o conteúdo do blog do seu site em vez de criar todo o conteúdo do zero.

Converse com seus seguidores, faça perguntas e responda a comentários. Isso aumentará seu envolvimento, o que aumentará as chances de seu conteúdo ser exibido para pessoas que ainda não estão seguindo você.

Faça um link para o seu portal de classificados na biografia do seu perfil e indique às pessoas recursos úteis no seu site, bem como compartilhe sobre os benefícios de ser listado no diretório. Você também pode criar publicações promocionais ou uma oferta especial, como um desconto em classificados que podem ser oferecidos apenas para os seguidores em redes sociais.

3. Utilize conteúdo em vídeo

O vídeo como ferramenta de marketing tem ganhado popularidade nos últimos anos e não mostra sinais de desaceleração (pelo contrário). O marketing de vídeo é ótimo não apenas para aumentar as conversões, mas também para construir confiança e estabelecer um relacionamento mais pessoal com seu público.

Semelhante ao marketing de conteúdo, você pode usar o marketing de vídeo para criar um conteúdo útil e educacional do qual seu público se beneficiaria.

Quando se trata de marketing de vídeo, o YouTube é sua melhor escolha para vídeos educacionais de formato longo. Publicar conteúdo no YouTube tem outro benefício: permite que seus vídeos apareçam nos resultados de pesquisa e você pode incorporá-los ao seu site junto com uma transcrição como uma postagem de blog.

Se você preferir conteúdo de vídeo mais curto, plataformas como TikTok e Instagram Reels são ótimas para mostrar a personalidade de sua marca e fazer uma conexão com seu público.

4. Otimize seu site

Em 2021, ninguém gosta de um site que leva muito tempo para carregar. Isso prejudica a experiência do usuário e os mecanismos de pesquisa geralmente favorecem sites que carregam rápido. Por isso, é crucial otimizar seu site, pois uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa leva a mais tráfego. Sem mencionar que seus usuários e visitantes existentes estarão mais inclinados a recomendar e compartilhar seu portal de classificados.

Comece executando um teste de velocidade com uma ferramenta como Pingdom Tools para determinar a rapidez ou lentidão de carregamento do seu site. Em seguida, trabalhe para obter o tempo de carregamento para 2 segundos ou menos. Algumas recomendações incluem:

  • Usando uma Rede de Distribuição de Conteúdo (ou CDN) para servir conteúdo estático, como arquivos de script e de estilo (CSS)
  • Otimizando imagens e compactando seu tamanho de arquivo
  • Fazendo uso de técnicas de cache

5. Trabalhe o SEO do seu portal de classificados

Investir tempo em SEO pode reduzir drasticamente os gastos com mídia paga (como campanhas de PPC), além de não evitar a dependências das redes sociais, pois o conteúdo do site estará indexado nos mecanismos de buscas e trazendo novos visitantes.

Deve-se ter em mente que SEO é uma estratégia de longo prazo. No entanto, assim que seu portal de classificados começar a ranquear na SERP (página de resultados de busca) as palavras-chave desejadas, você colherá os benefícios por anos. O primeiro passo para otimizar seu site é usar uma plataforma de classificados online amigável para SEO. Além disso, aqui estão mais algumas dicas para otimizar seu site para mecanismos de pesquisa:

  • Publique conteúdo relevante e de qualidade regularmente
  • Link para outras páginas e recursos em seu site
  • Otimize seu site para carregue mais rapidamente
  • Use palavras-chave em seus conteúdos de forma natural (a experiência do usuário é sempre mais importante)
  • Otimize os títulos das páginas, use os elementos de parágrafo
  • Otimize imagens com títulos e tags alt compatíveis com SEO

6. Comente em sites relevantes

A maioria dos sites que permitem comentários tem um campo onde você pode incluir o endereço do seu portal de classificados. Ao deixar comentários e contribuir para uma discussão em sites relevantes em seu setor, você pode atrair mais pessoas a visitarem o seu site.

Isso não apenas ajuda você a construir relacionamentos, mas também coloca seu portal on-line diante de novos públicos que possam estar interessados em criar anúncios para seus negócios e website.

7. Seja ativo em fóruns e comunidades ligadas ao seu nicho de atuação

Semelhante a deixar comentários em sites relevantes ao seu setor, você deve se envolver em fóruns em seu nicho. Isso lhe dará oportunidade não apenas de responder a outras pessoas, mas também de iniciar tópicos e se tornar uma referência em conteúdo neste fórum específico, o que certamente fará com que seu perfil seja visualizado por outros usuários.

No entanto, não cometa o erro de ingressar em um fórum e postar um link para seu diretório online sempre que puder. Em vez disso, concentre-se em fornecer valor primeiro. Você pode incluir um link para seu diretório como um recurso útil ou quando alguém o solicitar diretamente.

Outra forma de gerar tráfego para seu portal de classificados é incluí-lo na sua assinatura do fórum. Dessa forma, está sempre presente e de forma não intrusiva.

Se você não conseguir encontrar um fórum relacionado ao seu setor, tente encontrar uma comunidade nos grupos do Facebook ou LinkedIn. Com os grupos do Facebook e LinkedIn, você vai querer ter certeza de que seu perfil está otimizado e tem links para seu portal de classificados ou para sua página de negócios no Facebook.

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8. Tire vantagem de outros diretórios

Outra maneira de divulgar seu portal de classificados online é colocá-lo em outros diretórios locais como Google My Business e Bing Places For Business facilitam os primeiros passos na hora de listar seu site na internet.

Além disso, ser listado nestes diretórios também pode ajudar a melhorar seu SEO. Depois de listar seu diretório, ele pode aparecer como um resultado de pesquisa local relevante quando as pessoas inserem palavras-chave e tópicos relacionados ao seu portal.

9. Investir em mídia paga

Se você tem um orçamento de marketing, pode considerar investir em publicidade paga. Os anúncios do Google Ads e do Facebook Ads são uma ótima maneira de expor seu portal para novos públicos e ganhar visibilidade.

Os anúncios do Facebook são uma ótima opção se você deseja obter detalhes sobre a segmentação de seu público-alvo. Eles também permitem que você use imagens, vídeos e anúncios de texto para que você tenha mais opções quando se trata de criar um anúncio atraente para o seu portal.

Se você deseja manter a simplicidade e o foco em um meio, pode optar pelo Google Ads, pois eles facilitam a criação de anúncios de texto que direcionam o tráfego para o seu site.

10. Seja presente no LinkedIn, Medium, Quora e sites similares

Como falamos anteriormente, o marketing de conteúdo é uma ótima maneira de gerar tráfego para seu portal de classificados online. Outro benefício do marketing de conteúdo é que ele fornece bastante material para redirecionar conteúdo de mídia social ou para repassar em outros sites.

O LinkedIn, Quora e o Medium são ótimos lugares para repostar artigos do seu blog de maneira rápida, atingindo um novo público que poderá visitar seu site.

Boas práticas para para esta estratégia:

  • Você pode postar o artigo na íntegra e dizer que foi publicado originalmente em seu site
  • Publique apenas um trecho do artigo e incentive os leitores a ler o resto em seu site
  • Expanda o artigo original e termine com uma frase de chamariz que direciona os leitores para uma landing page em seu site onde eles podem explorar todos os recursos que seu portal de classificados online tem a oferecer

11. Faça uso de Guest Blogging

O guest blogging é uma prática comum de marketing digital em que você escreve uma postagem de blog ou um artigo para outro site relevante em seu nicho. Esse método funciona muito bem para direcionar o tráfego para o seu site, especialmente se você criar um link para uma landing page com uma oferta especial.

Depois de escrever um guest post, você terá automaticamente um backlink para seu site por meio de sua assinatura que aparece na parte inferior do artigo, ou no meio do conteúdo. Como resultado, você obtém tráfego para seu portal de classificados e, ao mesmo tempo, cria autoridade e reconhecimento de marca.

Quando se trata de guest blogging, o maior desafio é encontrar sites que aceitem postagens de convidados e garantir que sejam relevantes para o seu setor. Não adianta publicar um guest post em um site popular com milhões de leitores se esse site não tiver nada a ver com o seu nicho.

Em vez disso, você precisa se concentrar nos sites que seu público-alvo visitaria, pois isso resultará na obtenção de visitantes interessados em serem listados em seu diretório. Felizmente, você pode encontrar muitos sites adequados onde pode enviar uma postagem de convidado com uma rápida pesquisa no Google.

Tudo o que você precisa fazer é digitar uma palavra-chave relacionada ao seu nicho junto com alguns parâmetros de pesquisa para encontrar oportunidades de postagem de visitantes. Alguns exemplos incluem:

  • PALAVRA-CHAVE intitle: ”escreva para nós”
  •  PALAVRA-CHAVE “enviar uma postagem de convidado”
  •  PALAVRA-CHAVE inurl: / guest-post /
  •  PALAVRA-CHAVE “aceitando guest posts”
  •  PALAVRA-CHAVE “diretrizes de guest post”

Lembre-se de que a lista acima não cobre todos os termos referentes ao guest blogging, mas deve servir como um bom ponto de partida.

12. Convide outras pessoas para fazer guest blogging para você

O guest blogging pode ser uma via de mão dupla. Assim como você pode escrever conteúdo para outras pessoas, elas também podem escrever conteúdo para você. Considere convidar os membros do seu portal para escrever um post no blog do seu site, isso deve fortalecer a comunidade ao redor do seu portal, além de trazer um relato real de um usuário que pode ser de inspiração para outros.

Este é outro método que tem um benefício duplo. Para começar, oferece conteúdo novo para o seu site e tira a criação de conteúdo do seu prato. Em segundo lugar, o blogueiro convidado provavelmente promoverá o artigo que escreveu, que traz mais tráfego para o seu site.

13. Ofereça aos seus clientes um emblema (com um link para o seu portal)

Quando alguém se inscreve para anunciar no seu portal, você pode oferecer alguns emblemas para que o dono do anúncio possa incorporá-lo ao seu site. O emblema deve vincular de volta ao seu diretório. O benefício dessa abordagem é duplo. Por um lado, seus clientes podem usar o selo para aumentar sua credibilidade e mostrar onde seu site ou empresa foi destaque.

Em segundo lugar, permite que você obtenha um backlink de outro site relevante que pode aumentar sua autoridade de SEO. Por último, como o classificado do anunciante terá um emblema com um link para o seu portal, cada visitante que acessar o site poderá clicar para visitar o seu site, o que resultará em mais tráfego.

14. Faça uso de qualificações opiniões e depoimentos

As pessoas compram de empresas e pessoas em quem confiam. Nada constrói confiança mais rápido do que classificações e comentários de outras pessoas. De acordo com pesquisa realizada, 86% dos consumidores lêem comentários online sobre empresas e produtos antes de comprar. Como tal, seu site deve tornar mais fácil para outras pessoas deixarem comentários e compartilharem suas experiências.

Outra maneira de construir confiança é apresentar depoimentos dos clientes em seu site. A inclusão de depoimentos reais aumentará a confiança que os clientes em potencial têm em seu portal de classificados. Você pode convidar seus usuários para enviar um depoimento ou deixar um comentário no Google Meu Negócio ou mesmo na sua página de negócios do Facebook, se tiver uma. Além, existem ferramentas especializadas em enviar pesquisa de satisfação aos clientes logo após uma compra, como o Trustvox por exemplo.

Depois de começar a receber depoimentos e avaliações, você pode adicioná-los à sua página inicial, bem como à página de vendas principal. Não se esqueça de aproveitar ao máximo seus depoimentos, compartilhando-os também em perfis de mídia social.

15. Invista em email marketing

Não espere para construir sua lista de e-mail. O marketing por email tem um dos melhores retornos sobre o investimento, com fontes citando que para cada dólar gasto em marketing por email, você receberá $ 42 em retorno. O marketing por e-mail oferece acesso direto ao seu público, onde você pode estabelecer um relacionamento com eles e educá-los sobre todos os benefícios de estar listado em seu portal de classificados.

Ele permite que você crie confiança e os alcance sem o medo de algoritmos de mídia social enterrarem suas postagens.

Para começar a construir sua lista, inclua formulários de inscrição em seu site. Considere oferecer um incentivo, como um desconto na primeira listagem ou um bônus especial, como uma posição no topo na categoria correspondente no primeiro mês.

Conclusão

Como com qualquer outro site, gerar tráfego para seu portal de classificados é crucial se você deseja gerar receita com seu negócio online. Com as dicas apresentadas neste artigo, você poderá obter mais tráfego para seu site.

Lembre-se de que você não precisa usar todas essas táticas ao mesmo tempo. Comece com um ou dois e então lentamente introduza outros métodos e continue experimentando. Ao fazer isso, você será capaz de entender qual método de geração de tráfego funciona melhor para o seu site e redobrar seus esforços.

Confie em uma plafatorma completa como o eDirectory para que seus esforços sejam maximizados. Boa sorte!

 

Este anúncio é seu? Como utilizar este recurso para vender mais

No Webinar “Este anúncio é seu? Como utilizar este recurso para vender mais” abordamos a parte teórica e prática de como criar anúncios primeiro e contactar os potenciais anunciantes depois.

Qualquer Guia/Portal, novo ou já consolidado, pode se aproveitar deste importante recurso nativo para criar engajamento e vendas. Esta ferramenta permite que você crie o anúncio da empresa para que depois ela peça para gerenciar o anúncio e pagar por ele.

Tudo o que você precisa é de um Portal robusto como o eDirectory e qualquer plataforma de email marketing.

Faça o download dos materiais adicionais mostrados no Webinar:

Esta sessão foi gravada no dia 30 de Setembro de 2021.

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Precificação para Guias e Portais

Precificação para Guias e Portais é um item muito importante desde o lançamento do seu projeto.

Existem diferentes abordagens e métodos para determinar o quanto cobrar por Anúncios, banners, classificados e os outros elementos presentes no seu Guia/Portal. Se colocar o preço muito alto, você perde vendas. Se colocar muito baixo, você perde receita.

Seja por comparação com a concorrência, ou por proposta de valor, cada projeto vai ter sua estrutura única para definir sua mensalidade/anuidade.

Uma boa estratégia de precificação te ajuda a maximizar seu potencial de negócios.

Esta sessão foi gravada no dia 16 de Setembro de 2021.

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Cores e Fontes em um Site de Sucesso

Cores e Fontes em um Site de Sucesso: pesquisas científicas mostram que nós julgamos um produto nos primeiros dois minutos após o primeiro contato. E mais importante do que isso, entre 60% a 90% dos casos, esse julgamento é feito apenas pela cor do objeto.

As cores podem evocar certos estados de espírito, ou causar associações baseadas no ambiente ou em experiências anteriores. Por exemplo, a psicologia das cores nos mostra que a cor azul é frequentemente associada a sensações de confiança e lealdade, enquanto o roxo pode representar o luxo ou a imaginação.

Neste webinar, veja como escolher as Fontes e aprenda a criar sua Paleta de Cores.

Links mencionados neste Webinar:

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Webinar: Calendário editorial e distribuição de conteúdo

O calendário editorial é um cronograma bem organizado com todos os conteúdos que você já produziu e ainda vai produzir. Ele é uma etapa dentro da gestão de conteúdo do seu negócio. Conteúdo é REI e serve para muitos propósitos: atrai tráfego orgânico, sustenta estratégias de marketing e traz notoriedade para o seu projeto.

Para baixar uma cópia do calendário editorial citado no vídeo, clique neste link.

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Webinar: Estratégias para Otimizar sua Página Inicial

Otimizar sua Página Inicial é fundamental para capturar a atenção da sua audiência, ganhar mais cliques e melhorar suas métricas de marketing digital.

Na maior parte das vezes, a página inicial (Home Page) é a mais visualizada e a página que recebe a maior parte dos seus visitantes pela primeira vez. Neste webinar você vai aprender quais são e como configurar os widgets disponíveis e saber como melhor distribuí-los na página.

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Webinar: SEO para Guias e Portais

SEO para Guias e Portais é importantíssimo para que o seu site possa superar a concorrência, ganhar mais exposição nos resultados de pesquisa do Google e atrair mais tráfego orgânico.

Neste Webinar nós falamos sobre o básico do SEO (definições) e o algoritmo de ranqueamento do Google. Conheça ferramentas e técnicas para pesquisar palavras-chaves e montar seu plano estratégico de otimização. Também mostramos na prática o funcionamento do Centro de SEO do eDirectory e como otimizar todos os elementos do seu site.

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Webinar: o Editor de Modelo de Anúncios

Neste Webinar sobre o exclusivo Editor de Modelos de Anúncios do eDirectory, nós mostramos como utilizar esta poderosa ferramenta.

Com o Editor de Modelo de Anúncios você pode criar anúncios altamente customizados para praticamente qualquer categoria como imóveis, veículos, empregos, classificados, pessoas, profissionais, e o que mais sua criatividade permitir.

Stripe já opera no Brasil: uma alternativa ao PagSeguro

O Stripe é um dos processadores de pagamento mais poderosos do planeta e foi adicionado como uma opção de pagamento durante nossa versão v11.1. Mas somente neste ano o Stripe oficializou sua atuação Beta no Brasil. Até então, somente usuários convidados tinham acesso à plataforma.

stripe brasil

O que os clientes adoram no Stripe é que ele processa pagamentos em mais de 100 moedas diferentes, permite que nossos clientes gerenciem todas as suas próprias finanças e também permite que os anunciantes façam testes gratuitos, o que é uma ótima ferramenta de marketing para o crescimento do seu projeto.

Depois de configurar sua conta Stripe no painel do eDirectory, você poderá configurar as opções de teste gratuito em seus níveis e planos. Defina o número de dias, semanas ou meses de avaliação gratuita, dando aos membros tempo suficiente para usar o sistema, e comece a colher os benefícios de se tornar um membro de sua comunidade.

Mas eu quero monetizar meu site. Por que oferecer testes grátis?

Oferecer testes grátis ajuda a preencher rapidamente o seu site com anúncios mais completos e cheios de conteúdo. Um site mais vistoso e com conteúdo de qualidade ajudará a construir credibilidade, agregando muito valor ao seu projeto. Isso ajudará a aumentar o engajamento do usuário, o que naturalmente leva a novas assinaturas de anunciantes e a consequente monetização do site.

stripe edirectory

As etapas mais importantes para atingir suas metas de receita online começam com o crescimento de sua comunidade online. É ver para crer! Com os testes grátis, os anunciantes podem ver como tudo funciona e como será fácil adicionar novos conteúdos, obtendo novas oportunidades de negócios.

Você pode até oferecer ofertas especiais de upgrade para convertê-los em clientes pagantes. Depois de verem como você faz a curadoria de sua marca, conteúdo e marketing, eles ficarão mais atraídos para continuar e crescer com você!

3 benefícios de oferecer testes grátis:

1. Comece gratuitamente e incentive o upgrade pago em uma data posterior

Oferecendo um teste grátis, os anunciantes podem se sentir mais à vontade para testar seu site por conta própria. Depois que esses membros tiverem a oportunidade de ‘testar’ as funcionalidades do seu site, visualizar o relatório de atividades do site e ver o número de leads recebidos ou cupons sendo resgatados, é difícil discutir o valor do anúncio e muito mais fácil de fechar a venda ou mesmo o upgrade para um plano mais caro.

2. Avaliações gratuitas ajudam a preencher seu site com anúncios de qualidade

Quando novos usuários visitam seu site e fazem uma busca, eles esperam encontrar bons resultados. Ter seus membros gratuitos criando anúncios e contribuindo com conteúdo mostrará que seu site está ativo e bem-sucedido. É aqui também que o fator “medo de perder” entra em jogo. Se o proprietário de uma empresa vir seu concorrente listado em seu site, ele também desejará ser listado e se tornar um membro de sua comunidade para permanecer competitivo.

3. Membros gratuitos criam conteúdo de qualidade e agregam valor ao seu site

Você deseja que seu site tenha a aparência inerente de uma comunidade de sites saudável e próspera – um site que fornece informações educacionais e úteis. Cada membro de sua comunidade terá a oportunidade de adicionar este tipo de conteúdo por meio de anúncios, artigos, eventos e postagens de blog. Isso não é útil apenas para os visitantes, mas também é ótimo para SEO.

Cria um diálogo!

Assim que o teste grátis for ativado, isso criará um diálogo entre você e seus membros … você pode entrar em contato para coletar qualquer feedback ou fazer uma oferta especial. Quando a avaliação gratuita termina, ele também cria o mesmo diálogo, permitindo que os proprietários do site tenham uma conversa significativa ou aprendam mais sobre as necessidades dos clientes.

Para configurar o Stripe no seu site é muito simples. Crie sua conta AQUI e confira as taxas de administração. Depois basta pegar suas chaves de API a adicionar no seu site.

Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe de Suporte.