Mitos de SEO que você deve esquecer – parte 1

 

O que você sabe sobre SEO pode ser muito importante para o sucesso do seu negócio digital. Mas o que você não sabe pode ser ainda mais importante.

A Hubspot  preparou um artigo com Mitos sobre SEO e fragmentamos aqui em 2 partes. Veja agora a parte 1.

 

1º Mito – Devo submeter meu site para o Google

A ideia de que você precisa enviar seu site para o Google para aparecer nas pesquisas ou ser ranqueado no site não faz sentido. Isso não quer dizer que um site novo não possa submeter sua url ou domínio, mas os sistemas de buscas como Google ou o Bing com certeza conseguem encontrar e ranquear seu site sem que seja necessário submetê-lo. E lembre-se, submeter não garante nada. Os crawlers desses buscadores vão encontrar seu site no tempo deles, então não se preocupe em “avisar” ao Google sobre a existência do seu novo site.

2º e 3º Mito – SEO é  ranqueamento e Devemos estar no 1º lugar

Mesmo que haja uma forte correlação entre o posicionamento nos resultados de busca e taxas de cliques, o  ranqueamento não é mais o objetivo final todo poderoso que costumava ser. Agora vemos nos resultados das buscas rich text (textos em negrito, italíco, colorido e etc), snippets (o breve resumo que aparece sobre o conteúdo dao página) e tags do autor (mostra a imagem do autor do texto), e por causa disso os resultados  que aparecem abaixo dos três primeiro “colocados” estão recebendo uma taxa de clique muito mais elevada. E mesmo antes de tudo isso existir, o ranqueamento sozinho nunca foi garantia de sucesso. Veja bem: você pode gastar toda sua energia para estar muito bem posicionado, receber toneladas de tráfego e não converter isso em vendas. É isso o que você realmente quer?  Acho que não. Então é hora de mudar seus objetivos e repensar o que é SEO , porque “ranking” não é isso.

Resultados de busca com rich media

A conclusão aqui é que informações relevantes e sites  amigáveis são mais valiosos do que apenas um posicionamento. Então, não, você não precisa se classificar em primeiro lugar, mais para ver o sucesso.

4º Mito – SEO é para Desenvolvedores

Parece que há uma percepção geral de que SEO requer alguns conhecimentos técnicos (Verdade!), e  já que sua equipe de TI e Desenvolvimento são os mais técnicos, eles podem simplesmente fazer esse trabalho (Falso!). Eles podem te auxiliar bastante com conhecimentos específicos para otimizar seu site (criar redirecionamento, sitemap e arquivos em XML, robots.txt, torná-lo responsivo e etc), mas não entregue todo o trabalho para eles, pois SEO requer muito mais do que expertise técnico.

5º  Mito – Ter mais links é melhor do que mais conteúdo

A pergunta “Devo investir mais em construir links ou gerar conteúdo?” sempre aparece quando estamos trabalhando com SEO.  São focos diferentes e ambos são relevantes. Enquanto links são uma parte importante da autoridade do seu site (mesmo com as várias mudanças que estão ocorrendo neste cenário), o conteúdo é um item muito mais dinâmico e se você tem um orçamento para investir em seu site, contrate alguém para escrever para você. Muitas vezes, quando as empresas contratam alguém para fazer o link building – direcionar links para o site, eles se concentram em quantidade em vez de qualidade mas links não valem muito se forem só números. Concentre-se em ter fontes relevantes e diversificadas que apontam para páginas relevantes. Quando você investe em conteúdo, ele pode ser usado como páginas web, posts de blogs, ofertas para geração de leads, e os guest posts em outros sites – todas essas coisas que vão trazer mais links ao longo do tempo.

6º Mito – Conteúdo é o trunfo do SEO

Você está entre o grupo de pessoas que pensam que contanto que seu site tenha um bom blog ou um bom conteúdo, então o seu SEO está seguro? Eu não apostaria nisso. O conteúdo tem o seu valor, mas não pode ser sua única estratégia em  SEO. Antes de apostar tudo em conteúdo é importante parar e se perguntar: Você está escrevendo com um propósito? Quem é o seu público-alvo? Você já analisou suas fontes de tráfego com melhor desempenho? Quais palavras-chave são seu foco? Se tudo isso soa estranho para você, então você provavelmente ainda não definiu uma meta e o conteúdo só pode te levar até certo ponto.

7º  Mito – Mídias sociais e SEO não tem nada a ver

A relação entre SEO e mídias sociais é chamada de  “busca social”.  Essas buscas estão crescendo e ganhando cada vez mais força, principalmente com a força que o Google está dando com o Google + e os perfis dos autores. É uma extensão natural do que sempre foi verdade: se o conteúdo é relevante e confiável irá gerar tráfego e marketing com as mídias sociais.  Em busca social, o conteúdo que tem uma conexão com suas redes e mídias sociais  é priorizado, isso significa que o conteúdo que você ou algum contato seu do Google+ , Facebook, Twitter e etc postarem terá mais probabilidade de aparecer nos resultados. A lição aqui é ter certeza de que você tem uma estratégia para mídia social e pensar nela como parte de seus esforços de otimização.

8º Mito – SEO nas minhas páginas é tudo que eu preciso

Colocar as palavras-chaves nas páginas do seu site não fará milagres. O SEO dessas páginas pode ser impecável, mas isso é só uma parte do todo que uma estratégia de otimização precisa para dar certo. Seus esforços devem considerar também a qualidade de otimização de todas as páginas, experiência do usuário e conversões. Então, esteja preparado para fazer mais do que apenas on-page SEO!

 

Acompanhe nosso blog para ler em nosso próximo post  os outros 9 Mitos de SEO que você deve esquecer.

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