Webinar: Os Benefícios do Google Tag Manager

Os benefícios do Google Tag Manager

No webinar desta semana, abordamos uma das ferramentas mais úteis da web: o Google Tag Manager (ou GTM). Se você possui um site, ou gerencia um, mas não é um desenvolvedor, provavelmente já sentiu a necessidade de adicionar códigos do próprio Google ou de outros serviços, como pixels de rastreamento (Facebook), compartilhamento de mídia social entre outros tipos de widgets. Os benefícios do Google Tag Manager estão na facilidade de uso e no gerenciamento de suas tags.

E por falar em Tags, pense nelas como plugins, pedaços de código que podem deixar seu site mais inteligente, adicionando vários tipos de ferramentas em seu site. Exemplos de tags são o Google Analytics, Hotjar, ferramentas de remarketing, integrações de CRM, formulários de envio entre outros.

Antes do GTM, coisas triviais como códigos de rastreamento precisariam ser codificadas em seu site por um desenvolvedor.

De acordo com a documentação oficial do Google Tag Manager, estes são os conceitos básicos de Tag e Trigger:

  • Tag: As tags são trechos de código para ajudar você a integrar produtos/serviços no seu site ou app para dispositivos móveis, como o Google Analytics ou o facebook pixel, por exemplo.
  • Trigger: trigger é um acionador para determinados eventos, como cliques, envios de formulários ou carregamentos de página. Quando for detectado um evento que corresponda à definição do acionador (trigger), todas as tags que fizerem referência a esse acionador (trigger) serão acionadas.

Os Benefícios do Google Tag Manager

fonte: Metamidia

No diagrama acima podemos ter uma ideia visual de como GTM funciona: adicionando códigos para ferramentas externas para dentro do seu site através das tags, que são ativadas pelos triggers por exibição de uma página específica, cliques, inscrição em formulários e até rolagem da página.

Conheça mais sobre os benefícios do Google Tag Manager

ferramentas mencionadas no webinar

*Nós não somos afiliados, associados, patrocinados ou ligados oficialmente com as ferramentas mencionadas neste webinar.

Este webinar foi gravado em 24 de agosto de 2023.

Ficou com alguma dúvida, envie uma mensagem pra gente no marketing@edirectory.com