Mitos sobre SEO que você deve esquecer – parte 2

 

 

Continuando nossa conversa sobre Mitos de SEO, veremos agora mais 8 falsas verdades sobre este tema.

 

9º Mito – Palavra-chave, palavra-chave, palavra-chave…

As palavras-chave não precisam ser repetidas inúmeras vezes no seu conteúdo. No título do seu conteúdo você vai usar uma palavra-chave ou palavras-chave da maneira que faça mais sentido. Um bom título tem dentre 4-9 palavras e foca em explicar sobre o que será o texto a ser lido. Encaixar uma palavra-chave a força  ou repeti-la várias vezes em um texto é uma medida certeira para espantar seus leitores. E isso se aplica para outros conteúdos também.

10º Mito – Há uma quantidade de palavras-chave ideal para a minha página

Não existe um número mágico. E por mais que se esclareça isso há aqueles que se apegam a este mito. Se você for uma dessas pessoas aqui vai (mais uma vez) : não existe número ideal de vezes que uma palavra deve se repetir em uma página.
No entanto sua palavra-chave deve estar no título da página, afinal de que outra forma as pessoas vão saber sobre o que se trata?
As palavras-chave (ou as variações dela) também devem estar na url da página e claro, aparecer no seu conteúdo. Para reforçar, o objetivo é fazer com que seu conteúdo esteja claro e atenda as expectativas de quem encontrou seu site.

11º Mito – Minha página inicial precisa de muito conteúdo 

Você já se deparou com uma página inicial de algum site cheio de conteúdo copiado? Ou o contrário, uma página vazia?
Pense na sua página inicial como uma porta de entrada para o seu negócio.  É ela que causará a primeira impressão e atrairá seu público alvo.
Este conteúdo deve ser o suficiente para esclarecer quem você é, o que você faz, seu endereço (se for o caso) e qual o próximo passo – o que você quer que as pessoas façam no seu site. Deve ser o gatilho para seus usuários continuarem a navegar pelo seu site. E não,  esse conteúdo não precisa usar todas as suas palavras chaves.

12º  Mito – Quanto mais páginas indexadas eu tiver, melhor

Parece óbvio que quanto maior o número de páginas indexadas, mais visibilidade seu site terá – mas isso não é verdade. Primeiro, nem tudo o que você publica é indexado (com razão). Segundo, às vezes as páginas são indexadas, mas não permanecem no index. E terceiro, não é só porque seu site tem várias páginas indexadas que isso gerará tráfego e leads de qualidade. Infelizmente, aqueles que focam muito em indexar páginas acabam perdendo o foco na qualidade do conteúdo; e a verdade é que é difícil conseguir ser bem sucedido nos dois. O foco deve ser publicar o conteúdo que for mais relevante.

13º  Para sites com foco local, você só precisa se preocupar com cidade, estado e país 

Tudo bem, isso é uma espécie de meia-verdade. Você definitivamente precisa de cidade, estado e/ou país em suas páginas, se você tem um negócio com segmentação local – embora lembre-se que se você só trabalha com um país, por exemplo, Brasil, você não precisa ter Brasil em suas páginas.

E lembre-se que os buscadores sabem onde os usuários estão localizados, e fazem um esforço para mostrar mais os resultados que são específicos para a sua localização. Dito isto, tags de título, links, comentários, citações on-page, e mídias sociais (particularmente Google+ local) todos devem ainda indicar claramente onde estão localizados, e ser incluído como parte de seu SEO local.

14º Mito – Posso redirecionar os links de outros sites que eu tenho para meu site e vai ajudar o meu SEO

As chances dessa ação gerar um bom resultado são quase nulas. Os buscadores são inteligentes o suficiente para saber quem é o proprietário de um domínio, e ver que a mesma pessoa tem um segundo domínio apontando para o primeiro. Nota: Se você está lendo isso e pensando, bem, então eu só vou mudar minhas informações de registro, você está claramente pensando como um spammer … não seja essa pessoa.

Não vale a pena colocar seu SEO em risco com esta prática, ao invés disso coloque sua energia no conteúdo do seu domínio principal.

15º Mito –  Google nunca saberá se eu tiver links ruins apontando para mim

Sim, eles sabem. O Google é o olho que tudo vê e não adianta tentar enganá-lo, pois se eles te pegarem você será penalizado.

16º Mito –  SEO não tem nada a ver com usabilidade 

As técnicas e objetivos de SEO evoluíram de simplesmente ser encontrado para melhorar a forma como os usuário interagem com seu conteúdo.
SEO, que significa Search Engine Optimization, é muito mais do que a otimização para buscadores. A otimização deve levar em conta primeiro os usuários, para que eles realmente cliquem em seu site, e uma vez que clicarem, permaneçam lá.

Para manter usuários em seu site garanta um conteúdo personalizado e relevante. Seu site também deve ser intuitivo, fácil de navegar (para os crawlers e usuários); não faça com que o usuário tenha que procurar o que ele quer. Tenha botões de Call to Action  em destaque e você também poderá converter esses usuário (usuário – leads).

E ai, em quais desses mitos você acreditava ou pior focava suas técnicas de SEO?

Desmascarar esses mitos vai mais do que ajudar na eficiência da sua estratégia para buscas orgânicas, você pode ir além e começar a incluir em suas estratégias toda a experiência do seu usuário, desde da pesquisa até finalizar uma ação em seu site.

 

Deixe uma resposta