Como criar um Guia de Eventos: desenvolva um guia profissional

Como criar um Guia de Eventos

Para criar um guia de eventos, é essencial mapear todas as informações relevantes de um evento para que seu site possa ser a ponte de acesso entre os produtores e os usuários/visitantes dos eventos.

Um Guia de eventos é extremamente relevante para o contexto atual de pós-pandemia.

Muitas pessoas pensavam que o segmento de eventos não se sustentaria após ter sofrido um impacto significativo com a crise sanitária mundial.

Mas como em muitos outros segmentos, organizadores de eventos precisaram repensar a forma de oferecer seus serviços e transformar o negócio em algo funcional para a nova realidade.

Atualmente, as previsões para este segmento são muito satisfatórias e promissoras, como aponta um relatório da Statista, onde indica que o nicho de vendas de ingressos para eventos tem uma projeção de alcançar US$72.31 bilhões em 2022.

O relatório ainda mostrou que o segmento de vendas de ingressos para evento deverá mostrar um crescimento em receita de 14.4% em 2023.

Assim, investir nesse segmento pode ser uma maneira muito rentável e sustentável de desenvolver um negócio online.

Continue lendo e descubra tudo sobre como criar e monetizar um guia de eventos profissional e eficiente!

O que é um Guia de Eventos?

Como o nome sugere, um guia de eventos é uma plataforma desenvolvida para criar interações entre organizadores e visitantes/usuários através da promoção de eventos em diversos nichos e segmentos.

Um guia de eventos funciona como uma vitrine de exposição, onde os organizadores e anunciantes poderão oferecer seus eventos de forma mais abrangente, alcançando uma grande quantidade de consumidores interessados.

Um site de eventos então, facilita o processo de compra de ingressos, inscrição e acesso aos eventos.

Esse negócio é uma excelente forma de monetizar online, já que oferece diversas oportunidades e formatos para crescer com constância no seu nicho.

Quais são os nichos possíveis para um Guia de Eventos?

Uma excelente vantagem de criar guia de eventos é a possibilidade de monetizar diversos nichos de atuação, com vários serviços diferentes.

Um guia de eventos pode ser criado com foco em apenas um nicho, ou também englobar vários segmentos distintos. As duas possibilidades oferecem benefícios tanto aos organizadores de eventos como ao criador do site.

Com um site de eventos nichado, você poderá focar em um segmento específico e se tornar uma referência neste mercado.

Já com o foco difundido em vários nichos, você poderá alcançar um público maior e promover eventos mais abrangentes.

Alguns nichos para se explorar são:

  • Música, festivais e entretenimento;
  • Eventos religiosos;
  • Feiras regionais e agrícolas;
  • Eventos esportivos e fitness;
  • Eventos gastronômicos;
  • Eventos de tecnologia;
  • Eventos profissionais, etc.

Como criar um Guia de Eventos profissional

Criar um guia de eventos profissional é fácil se você possui as ferramentas certas. O eDirectory é um software especializado na criação de portais de classificados, guias comerciais, guias de eventos, etc.

Para criar seu guia de eventos utilizando o eDirectory, você precisa seguir alguns passos simples. Veja a seguir!

1. Escolha qual será o nicho do seu Guia de Eventos

Esta é a base para a maioria dos Portais de Classificados em geral, incluindo os Guias de Eventos, pois é a partir da escolha de um nicho para o seu site que as estratégias de marketing e monetização podem começar a ganhar forma.

criar guia de eventos nicho cultura

Se você já tem presença online para o seu negócio, como um site, redes sociais ou um blog com um tema já consolidado, aproveite a identidade no seu guia de eventos. Caso você ainda não tenha definido seu nicho de atuação, considere escolher um assunto que você tenha afinidade ou esteja interessado em explorar. Acredite, essa identificação fará com seu trabalho em popular seu site com novos eventos, seja muito mais agradável e fluído.

Aposte em nichos específicos pois, apesar de ter uma audiência menor, a tendência é que esta audiência seja mais engajada com eventos de seu interesse. Se optar por um nicho maior, tente segmentar seu alcance à sua região ou cidade, e aos poucos amplie o alcance do seu guia de eventos conforme a demanda dos anunciantes cresce.

2. Cadastre-se no eDirectory para iniciar seu projeto

Criar um guia de eventos do zero não é uma tarefa simples e, caso você deseje optar por temas de WordPress, por exemplo, vai acabar percebendo que a oferta de ferramentas e plugins é, ao mesmo tempo, ampla em quantidade e limitada em qualidade.

Por se tratar de uma plataforma gratuita, ficamos com a percepção de que podemos construir um site robusto e funcional, que vai se expandir ao longo dos anos a custo zero. Essa percepção não é correta, já que você deve incluir no seu planejamento os gastos com domínio e hospedagem, além dos temas e plugins que geralmente são pagos de forma recorrente.

Com uma plataforma projetada para criar Guias e Portais de classificados e eventos com o eDirectory, você tem uma solução pronta para usar, a um preço acessível e com planos que incluem hospedagem. Além disso, o eDirectory é uma solução escalável e robusta, que vai acompanhar o crescimento do seu negócio.

criar guia de eventos Tier de eventos e valores

Tenha facilidades para você e para seus anunciantes, com uma interface arrasta-e-solta intuitiva, painel de controle completo para adicionar e editar novos eventos, moderar reviews, adicionar complementos, descrições, seus anunciantes podem adicionar links externos como sites e redes sociais, certificado de segurança incluído e muito mais recursos.

Após o setup inicial com o eDirectory, você já pode escolher quais meios de pagamento seus anunciantes podem escolher na hora de pagar planos e anúncios.

3. Defina os meios de pagamento

Criar uma experiência de checkout simples e com pouco atrito é essencial para uma estratégia eficaz de monetização. Facilitar o processo para que seus clientes possam pagar pelas mensalidades e outros serviços adicionais é importante para que seu guia de eventos gere receita recorrente.

O eDirectory vem com suporte aos maiores meios de pagamentos digitais do mercado, como o PagSeguro, PayPal e Authorize.Net e para configurar um ou mais meios de pagamentos, acesse o painel de controle e selecione a opção Formas de Pagamento:

criar guia de eventos - meios de pagamentos

4. Defina os recursos de cada plano

A seguir você deve definir quais serão os valores e recursos disponíveis em cada nível de inscrição do seu guia de eventos. Com o painel de controle do eDirectory, você pode permitir que seus anunciantes tenham controle sobre cada função do guia de eventos, desde funções mais básicas como configurações de email, telefone, descrição, até opções avançadas como incluir vídeos do youtube, páginas do facebook, e incluir uma URL para outro site.

Gerenciamento de Níveis de anunciante

Se você ainda não sabe por onde começar, sugerimos ter um plano básico gratuito para que seus anunciantes possam se familiarizar com seu guia de eventos e, a partir daí, conhecerem as vantagens dos outros planos e seguir para uma assinatura.

Apenas lembre-se de salvar os recursos mais importantes para o seu plano mais alto para que os anunciantes queiram se inscrever.

Precisa alterar alguma opção ou valor de um dos planos, basta voltar às opções de pagamento e ajustar suas ofertas de nível de associação sempre que precisar, à medida que sua empresa cresce e as necessidades de seus membros mudam.

Para qualquer que seja seu plano de negócios para criar um guia de eventos, o eDirectory entrega as ferramentas para que você não perca nenhuma oportunidade.

eDirectory Guias Comerciais Online e Portais de Classificados

5. Crie Categorias e Subcategorias para seu Guia de Eventos

Um dos recursos mais poderosos de um Guia de Eventos ou até um Portal de Classificados são suas categorias e subcategorias. Elas são importantíssimas tanto para a organização e setorização de um site, quanto para para o indexação e rankeamento em sites de busca (SEO em guias e portais).

No eDirectory é você, como gerenciador do guia de eventos, quem define quantas categorias seu site terá, podendo se expandir de acordo as necessidades do seu nicho. Agregue subcategorias para segmentar seu guia de eventos e permitir que seus anunciantes encontrem a opção que melhor se encaixa com os eventos que publicarão.

Criar Eventos - Categorias e subcategorias

6. Crie um novo Evento

E por fim, a parte mais importante: como criar um evento. Através do painel de controle, anunciantes podem criar e editar eventos com facilidade e em poucos minutos.

Defina nome do evento, data, local, adicione fotos e vídeos, horário de funcionamento, links para sites externos (compra de ingressos), mapa, feed de redes sociais (facebook e twitter) e mais.

Como criar Guia de Eventos

Anunciantes têm controle sobre configurações de SEO, como descrição, título e palavras-chave. Com o eDirectory também é possível obter relatórios de leads e performance de cada evento criado, facilitando a análise de informações para anunciantes.

A seguir, mostramos como monetizar seu guia de eventos.

Como monetizar o Guia de Eventos?

Você pode monetizar seu guia de eventos com o eDirectory de diversas formas, garantindo uma fonte recorrente de ganhos online. Confira como fazer isso:

  • Criando planos para seus eventos: você pode criar até três planos de assinatura (básico, intermediário e premium, por exemplo) e oferecer várias opções e faixas de preços aos usuários.
  • Banners e classificados: outra forma de monetização é vender espaços de publicidade com banners para que anunciantes possam divulgar .
  • Ofereça serviços adicionais: ao criar guia de eventos você também consegue oferecer serviços adicionais como design, vídeo e marketing digital. A seção de classificados pode ser usada para anunciar produtos relacionados a eventos como instrumentos musicais, acessórios, etc.

Benefícios do eDirectory para criar um Guia de Eventos

Você já deve ter percebido que criar um guia de eventos pode ser muito vantajoso para empreendedores buscando construir um negócio online que seja rentável.

Ao utilizar o eDirectory você cria seu site com diversas ferramentas úteis para os anunciantes e usuários, como:

Eventos recorrentes – criar e exibir

O anunciante terá acesso à configuração de eventos recorrentes, onde poderá criar uma lista para eventos que ocorrem com frequência, por exemplo, anuais, mensais, quinzenais, ou semanais.

Monetização desde eventos gratuitos a premium

Como mencionado anteriormente, você conseguirá criar planos para os seus eventos, estabelecendo assim várias possibilidades de monetização.

É possível criar desde eventos gratuitos, até eventos premium. Além disso, você também pode monetizar classificados, entre outros, com o eDirectory.

FERRAMENTAS para exibição de eventos (em destaque/recorrentes)

Utilize complementos para colocar seus eventos em destaque e alcançar mais usuários e visitantes.

Essa é uma ótima maneira de criar conteúdos relevantes e manter seus usuários engajados na sua página.

Múltiplas categorias

O eDirectory também permite que você posicione o seu evento em várias categorias, o que aumenta consideravelmente a possibilidade do evento ser encontrado nas buscas dos usuários do seu site. Anunciantes vêem esta opção como um grande diferencial, o que certamente torna seu guia de eventos mais competitivo.

Conclusão

E então? Percebeu como um guia de eventos pode ser benéfico se você deseja construir um negócio rentável online? Agora você já conhece a melhor ferramenta para te fazer alcançar o sucesso que você deseja.

Preparado(a) para criar guia de eventos de forma profissional e eficiente? Então, não hesite em testar a plataforma do eDirectory pedindo uma demonstração agora mesmo para obter a melhor e mais rica experiência na criação de guias de eventos e portais de classificados.

Entenda o modelo de negócios de um guia comercial online