Entenda o modelo de negócios de um guia comercial online

o modelo de negócios de um guia comercial online

Começar um novo negócio com um guia comercial online é uma opção muito atraente por diversos fatores. Primeiro, como os consumidores estão cada vez mais digitais, já adotaram a prática de pesquisar na Internet antes de uma decisão de compra.

Segundo, para encontrar os consumidores é preciso estar onde eles estão. Ou seja, o mundo online é uma necessidade real para o sucesso de qualquer tipo de empreendimento. Terceiro, a visibilidade de um negócio online rompe fronteiras e alcança o mercado mundial.

Entenda com esse artigo como obter o seu guia de classificados a partir de uma plataforma de negócios de sites de diretórios online, além de aprender como monetizar o negócio e conseguir os primeiros clientes.

O que é e para que serve o modelo de negócios de um guia comercial online (classificados online)

De uma maneira simples, o modelo de negócios de um guia comercial online é um site que lista empresas, pessoas e serviços para disponibilizar informações organizadas por categorias e sub-categorias, que permite ao usuário uma busca rápida do assunto de seu interesse.

Um desses modelos de negócios que tem crescido nos últimos tempos é o guia comercial online, principalmente pela praticidade e agilidade que cria para as pesquisas na Internet.

O modelo de negócios de um guia comercial online vem sendo usado desde o final dos anos noventa. O próprio Elon Musk, quando iniciava sua escalada no mundo dos negócios, criou um guia da cidade online com mapas e páginas amarelas, fundando a Zip2.

E não era nada fácil, pois no decorrer do dia estava online e as noites buscava melhorar seu código, e isso de segunda a segunda. A ideia era construir um banco de dados de negócios pesquisados pelo nome comercial, localização e categoria.

Tendo o banco de dados de negócios físicos, o objetivo era comercializar esse serviço com os grandes jornais e editoras de mídias da época. De fato, conseguiu fechar negócios com o New York Times, Chicago Tribune, bem como com outras grandes editoras.

Em fevereiro de 1999, vendeu a empresa para a Compaq por US$ 307 milhões em dinheiro. O passo seguinte foi começar o PayPalm.com, usando os US 22 milhões que recebeu pela sua participação de 7% na empresa.

É muito interessante que desde essa época, o diretório de negócios online cresce cada vez mais, atraindo o interesse de diversas marcas, produtos, concorrentes e muitos outros. Afinal, é muito prático fazer uma pesquisa com um clique e encontrar inúmeras respostas.

Conheça os principais nichos de guias comerciais online

Existem vários modelos de guias comerciais online para atender aos mais diversos interesses e segmentos. Vamos apontar os mais utilizados atualmente:

  • Negócios online;
  • Guia de classificados online;
  • Portais de anúncios de imóveis;
  • Aluguéis de curto prazo;
  • Vagas de empregos;
  • Freelancers;
  • Serviços domésticos;
  • Eventos;
  • Vídeos;
  • Médicos;
  • Artigos científicos;
  • Avaliações;
  • Experiências em Restaurantes, Hotéis e Viagens;
  • Softwares / aplicativos;
  • Classificados em geral;
  • Automóveis.

Veja os elementos-chave para ter um bom guia comercial online

Para que seu guia comercial online tenha maior qualidade, é necessário que ele considere os seguintes parâmetros:

1º – Disponibilizar conteúdo relevante para atrair mais tráfego (fundamental ter um blog);

2º – Apresentar as listagens de anunciantes de forma atraente, organizada e de alta qualidade, principalmente com fácil navegabilidade;

3º – É fundamental dispor de integrações com provedores para pagamento online, permitindo realizar vendas por esse canal;

4º – Um espaço reservado para patrocinadores de autoatendimento, dando aos anunciantes a possibilidade de gerenciamento das suas respectivas listagens. Desse modo, ganha tempo e permite maior flexibilidade para os anunciantes;

5º – Não pode faltar um sistema de banners para proprietários de diretórios como uma forma de obter receita com espaço publicitário em seu site;

6º – Para garantir uma posição mais alta nas classificações de pesquisa das suas listagens e sites é fundamental ter um conteúdo otimizado para SEO;

7º – Disponibilizar mapas e informações relacionadas com a localização das empresas listadas torna o site de diretório muito mais útil para quem está realizando buscas.

Entenda as maneiras de monetizar o seu portal de classificados

Certamente, a maioria dos sites de diretórios de negócios online ganha dinheiro oferecendo visibilidade aos seus parceiros. Isso acontece tanto com a divulgação de produtos e serviços quanto a utilização dos espaços para anúncios.

Sendo que são anúncios pagos como também espaços de divulgação em sites. Assim, depois de criar o seu portal de classificados chegou a hora de colocar em prática as formas de monetizá-lo. Visto que é isso que gera negócios e lucratividade.

Alguns nichos e modelos de negócios diferenciados, contam também com outras formas de monetização, tais como:

  • Marketing Afiliado;
  • Venda de leads;
  • Newsletters patrocinadas;
  • Divulgação em redes sociais.

Entenda o modelo de negócios de um guia comercial online

Anúncios pagos dentro do modelo de negócios de um guia comercial online

A opção de anúncios pagos para obter renda no modelo de negócios de um guia comercial online é a mais usada e se aplica a diversas modalidades de guias comerciais online, tais como:

  • Lojas;
  • Restaurantes;
  • Assinaturas para artigos científicos ou vídeos;
  • Vagas de empregos, dentre outros.

É importante explicar sobre as listagens promovidas/em destaque, dado que nesse tipo as empresas pagam para que a sua marca seja exibida no topo dos resultados de busca de sua categoria. Com certeza, é uma forma eficiente de ter visibilidade.

Além disso, esse tipo de listagem gera uma receita recorrente, pois a empresa pode pagar uma taxa mensal de associação para ter a exibição do seu nome no decorrer do mês por determinadas vezes.

Essa exibição é feita na primeira página das listagens e categorias, conforme o tipo de plano que é escolhido pelas empresas. Por exemplo, um plano pode oferecer três níveis de associações, tais como:

  • Bronze (US$ 30/mês): Listagem em destaque em uma categoria e 2 fotos para upload;
  • Prata (US$ 50/mês): Listagens em destaque em 3 categorias, 5 fotos para upload e a vinculação de 1 conta de mídia social;
  • Ouro (US$ 100/mês): Listagens em destaque em 5 categorias e 1 espaço de anúncio rotativo, 10 fotos para upload e a vinculação de 5 contas de mídia social com atualizações de feed ativas.

A partir desse exemplo fica fácil perceber como as vantagens de cada plano são crescentes e permitem que a sua empresa escolha a opção que melhor se encaixa em seu orçamento.

É interessante que o valor cobrado para as empresas anunciarem seus serviços e produtos depende diretamente da qualidade do seu site de diretório. Portanto, quanto melhor for o design do seu guia comercial online, maior será o valor cobrado.

Além disso, quanto mais tráfego o seu site tiver, maiores as possibilidades de divulgação dos anunciantes, bem como de conseguir novos anunciantes.

Espaços de anúncios

É possível também monetizar o seu guia comercial online com a venda de espaços de anúncios, ou seja, os banners. No começo, o espaço de anúncios pode ser oferecido de forma gratuita para atrair os proprietários.

Depois passa a cobrar como espaços exclusivos de publicidade para produtos, empresas, eventos, empresas, comunidades e serviços. Além do que existe a possibilidade de colocar no banner um link com redirecionamento para a página do anunciante.

Também existe a possibilidade de usar o banner rotativo, que permite que o mesmo espaço seja comercializado com diversas empresas. Para isso é necessário definir uma estratégia de comercialização que pode ser semanal, quinzenal e muitas outras alternativas.

Uma forma de cobrar pelos espaços de anúncio pode ser com o Custo por 1000 impressões (CPM) ou custo por clique (CPC), ou ainda definindo uma taxa mensal por determinado espaço em uma localização específica da página.

Aproveitar as oportunidades é uma das melhores estratégias para implementar a divulgação do seu guia comercial online. Desse modo, algumas ideias podem gerar bons resultados, como a divulgação de eventos relacionados ao nicho de mercado que atua.

Ou ainda a divulgação de artigos, classificados e tudo mais que possa ter relação com o seu negócio e gerar audiência.

Como conseguir os primeiros clientes para o seu Portal de Classificados

Para começar é preciso desenvolver algumas estratégias para divulgar o seu portal de classificados online e atrair os primeiros clientes. De fato, é um trabalho que requer paciência para dar os passos certos e esperar os resultados almejados.

Em seguida, vamos apresentar algumas dicas para atrair os primeiros clientes para o seu site de diretórios online, que são:

1º – Construa anúncios em seu site de classificados para atrair a atenção dos usuários, pois um diretório de negócios vazio não chama a atenção de ninguém.

2º – Utilize as mídias sociais para divulgar o seu diretório online, visto que o seu público alvo está nesses espaços e disposto a interagir com as marcas;

3º – Use estratégias para eleger os melhores de um determinado nicho de negócios com os votos dos seus visitantes, aproveite para estabelecer um relacionamento com esse público;

4º – No começo, é interessante utilizar de publicidade paga como, por exemplo, do Google Ads, considerado o top do mercado;

5º – Escreva conteúdos relevantes e utilize guest blogging para gerar tráfego para o seu site de diretórios, além de criar autoridade para a sua marca;

Estas são apenas algumas sugestões para você dar o pontapé inicial para tornar o seu guia online conhecido e rentável.

Como escolher software dedicado para a criação de um guia comercial online

Saiba que este é um dos passos mais importantes para você ter o seu guia comercial online em um site de diretórios de alta qualidade e confiável.

Sem dúvida, com as ferramentas disponíveis no mercado, não justifica você quebrar a cabeça para fazer sozinho.

Uma empresa especialista em software de sites de diretórios online tem muito a oferecer para o seu modelo de negócios online.

Por exemplo, o eDirectory é um construtor de sites de diretórios extremamente completo e disponível no mercado.

Oferece aos seus usuários todas as ferramentas para criar, gerenciar e promover um site de diretório de sucesso. Assim como oferece uma lista de recursos robusta, incluindo algumas ferramentas essenciais para ajudá-lo a comercializar seu diretório online, tais como:

1º – Facilidade para criar listagens de diretórios profissionais com imagens, vídeos e cupons dentro de uma interface intuitiva e amigável para iniciantes;

2º – Opção de personalizar suas páginas para atender às necessidades, podendo usar um editor visual para criar diferentes modelos de categoria para cada listagem trabalhada;

3º – Integração perfeita com às plataformas de mídia social mais populares e incentivo aos anunciantes para promover suas próprias listagens com links de compartilhamento social;

4º – Integração com o Google Maps de forma automática à medida que novas listagens são adicionadas;

5º – Automatização do processo de cobrança de pagamentos notificando os proprietários de anúncios quando suas datas de vencimento se aproximam;

6º – Geração de negócios para seus anunciantes, permitindo que eles criem seus próprios cupons e ofertas, diretamente de suas listagens. Além de venda ou troca de banners.

Para ter uma ideia mais precisa de todas essas vantagens do eDirectory, acesse o site e agende uma demonstração gratuita guiada. Você irá se surpreender!