Estratégias de Marketing de Conteúdo Para Guias Comerciais

Estratégias de Marketing de Conteúdo Para Guias Comerciais

Se você tem um guia comercial e deseja promovê-lo online, você precisa começar a pensar em estratégias de marketing de conteúdo para guias comerciais.

Marketing é um dos pilares de qualquer negócio, mas se você deseja atrair seu público-alvo e alavancar seu negócio de forma orgânica, considerar estratégias de marketing de conteúdo é essencial. Afinal, esse tipo de abordagem está presente na maioria das estratégias digitais de negócios atuais.

Estratégias de marketing de conteúdo fazem parte de um nicho maior do marketing, chamado de Inbound Marketing e são pensadas para atrair o público-alvo do seu negócio através da construção de peças de conteúdo que reforçam a autoridade e geram valor sobre o seu negócio.

Quando você cria um guia comercial online, por exemplo, você precisa atrair uma audiência antes mesmo de pensar em monetizar sua plataforma. Por isso, construir sua autoridade online é indispensável.

Pensando nisso, separamos neste artigo algumas das estratégias de marketing de conteúdo para guias comerciais que mais funcionam para você se inspirar e começar a aplicá-las no seu negócio.

Mas antes, vamos conferir alguns outros pontos essenciais deste processo. Veja os tópicos!

  • Qual é a importância de usar estratégias de marketing de conteúdo para guias comerciais?
  • Como iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo para guias comerciais?
  • 7 formatos de conteúdos para explorar na sua estratégia para guias comerciais

Qual é a importância de usar estratégias de marketing de conteúdo para guias comerciais?

Como mencionamos anteriormente, o marketing de conteúdo está dentro do inbound marketing, ou marketing de atração, como também é conhecido.

Essa abordagem, diferentemente do outbound marketing, que leva o produto ou serviço ao cliente em potencial, visa atrair os potenciais clientes ao seu negócio utilizando diversas estratégias, entre elas a do marketing de conteúdo.

Então, já que o marketing de conteúdo é um braço do inbound marketing, os objetivos das duas abordagens estão conectados, o que torna esse tipo de estratégia essencial para promover seu negócio e atrair o público certo para o seu guia comercial. O marketing de conteúdo oferece diversos benefícios como:

  • Educar o seu público sobre sua empresa;
  • Promover a autoridade do seu negócio;
  • Gerar engajamento do seu público-alvo;
  • Utilizar uma abordagem mais branda para converter os usuários em clientes;
  • Reduzir os custos com marketing do seu negócio;
  • Expandir o tráfego orgânico da sua página, etc.

Como iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo para guias comerciais?

Agora que você já sabe a importância de utilizar inbound marketing e estratégias de marketing de conteúdo para o seu portal de classificados, você deve estar imaginando como iniciá-la, certo?

Bom, ao contrário do que muitos pensam, uma estratégia de marketing de conteúdo não envolve simplesmente publicar blogs posts no seu site ao acaso, mas sim pesquisa, planejamento, execução e mensuração dos resultados (e a utilização de diversos formatos de conteúdo).

Assim, antes de pensar em criar conteúdos para o seu portal de classificados, você deve considerar todas as etapas desse processo e pensar em aspectos como:

  • Para quem você está criando conteúdos?
  • Quais são os objetivos da sua estratégia?
  • De que forma você planeja divulgá-los (canais e formatos)?
  • Como você vai encaixar os conteúdos na estratégia de funil de vendas do seu negócio?
  • De que maneira você vai avaliar seus resultados (KPIs)?

Tudo isso é fundamental para obter resultados satisfatórios na sua estratégia de conteúdo para guias comerciais.

Uma vez que você planeja, executa e avalia os resultados, você poderá fazer os ajustes necessários na estratégia para aprimorá-la cada vez mais.

7 formatos de conteúdo para explorar na sua estratégia para guias comerciais

Uma estratégia de marketing de conteúdo não se baseia em apenas produzir conteúdos esporadicamente e somente em uma configuração (geralmente as pessoas associam a artigos para blog). Pelo contrário, existem diversos formatos que você pode adotar, misturar e ressignificar no seu planejamento.

Se você ainda está perdido e quer saber quais formatos de conteúdo e estratégias você pode usar no seu guia comercial, continue lendo e confira algumas opções!

1. Entrevista com Anunciantes (em vídeo, podcast ou texto)

Crie um senso de importância em seus anunciantes convidando-os para uma entrevista contando sua trajetória dentro do seu guia comercial. Convide um anunciante de destaque e grave uma entrevista em formato de webinar, pontuando a estratégia do anunciante e seus acertos (e também seus erros).

O objetivo aqui é gerar mais engajamento da audiência, criando identificação com pessoas reais, para que outros usuários possam se conectar e interagir através de sua plataforma. Recomendamos que você realize webinars com um convidado do seu guia comercial uma vez ao mês, anuncie no próprio guia comercial e convide os usuários para participar.

2. Crie Roteiros Locais

Explora sua localidade criando um roteiro virtual de boas opções de comercios e serviços oferecidos no seu guia comercial. Entre em contato com anunciantes e ofereça um espaço comercial dentro do seu roteiro. Podem ser restaurantes de comida regional, lojas de artesanatos e artes, vendedores de comida de rua e outras atrações que podem ser interessantes.

Você pode estruturar um roteiro completo em um blog post, inserindo os links, vídeos e fotos dos anúnciantes para enriquecer o material e ainda ranquear no Google. Você pode montar roteiros temáticos, referentes a datas promocionais (fique atento ao calendário). Renovando anualmente cada roteiro com novas dicas e anunciantes.

3. Crie Listas de TOP 10

Outra ótima oportunidade de gerar engajamento com seus anunciantes e visitantes é criar listas de TOP 10 com as melhores escolhas do seu guia comercial. Use selos de “escolha do editor” para valorizar os anunciantes mais bem avaliados e ofereça esse espaço premium em um top 10 do ano nas principais categorias do seu guia comercial, como por exemplo melhores retaurantes, melhores clínicas odontológicas, melhores concessionárias de veículos, escritórios contábeis, advogados entre outros.

Listas de TOP 10 geralmente são feitas ao final de cada ano, selecionando os melhores serviços, produtos e anunciantes. Envie um email para os candidatos selecionados informando que eles estão participando da seletiva para melhor do ano em sua categoria. Defina a forma como a escolha será realizada e premie os vencedores com um selo especial para aquele ano e divulgue o resultado nas redes sociais e grupos do seu guia comercial.

4. Crie Infográficos

Este não é um ponto obrigatório, mas infográficos ajudam a prender a atenção por contarem uma história com informações e imagens de forma lúdica e de fácil compreensão. Extremamente úteis para veículos que precisam de mostrar dados de maneira mais divertida do que uma lista com números.

Este tipo de gráfico aumenta o engajamento e tráfego para sue site nos mecanismos de busca. Primeiramente, pense em uma narrativa (uma história) que você deseja incluir e quais os principais dados que você deve levantar, por exemplo: um infográfico que mostra em um mapa as principais atrações do centro de sua cidade, ou um infográfico que mostre as notas e preços dos serviços (escolha uma categoria) de um determinado bairro.

Como estratégia de coleta de leads, você pode começar oferencedo parte do conteúdo gratuitamente em seu guia comercial, e uma versão mais completa acessível por meio de assinatura de uma newsletter, onde o visitante deixa seu nome e email para acessar o material.

5. Crie Concursos

Aqui vai uma dica mais divertida para gerar mais curtidas e comentários em suas redes sociais. Promova um concurso de fotos dos melhores pratos dos restaurantes anunciantes no seu guia comercial. Sua localidade é uma cidade litorânia? Melhor ainda, premiê as melhores fotos das praias da sua região. Cria enquetes abertas ao público para escolherem os melhores serviços e lojas da região.

Ofereça prêmios aos anunciantes vencedores como upgrades para seus anuncios ou plugins gratuitos. Quanto melhor a oferta, mais as pessoas irão se engajar e participar do concurso.

6. Crie Memes

Segundo o cientista Richard Dawkins, “meme é uma ideia ou informação que vai se propaganda e se multiplicando entre os indivíduos, similarmente ao que ocorre com o gene na genética”. Isso pode parecer distante dos memes que vemos na internet todos os dias e que parecem algo relativamente novo, mas é exatamente o mesmo conceito.

Memes são feitos para que sejam compartilhados, ou seja, é um conteúdo com potencial para atingir milhares de pessoas. Você pode tirar vantagem desse formato criando imagens divertidas que tenham a ver com seu nicho. Acredite, existe toda uma audiência dos mais diversos segmentos que consomem memes produzidos especificamente para elas. Donos de pets, cozinheiros, nutricionistas, advodagos, dentistas, enfim, busque seu nicho e fique atento às modas da internet.

7. Ebooks, Templates e Podcasts

Outros formatos de conteúdos muito relevantes e que cada vez mais ganham espaço nas estratégias são os ebooks, templates e podcasts.

Ebooks podem aprofundar melhor uma temática e ainda assim, explicar de forma clara e objetiva os temas abordados, além de servirem muito efetivamente como uma ferramenta para captação de leads.

Templates, ou modelos prontos, são ótimos para atrair leads para seu guia comercial. Crie modelos prontos de folhas de orçamento em planilhas, ou modelos de email de captação de clientes para seus anunciantes, ou até um guia com as medidas de  imagens de redes sociais, as chamadas “cheat sheets”. Crie uma landing page e ofereça estes tipo de conteúdo rico em troca de nome e email de seus usuários, assim, você aumenta sua lista de emails para futuras estratégias.

E os podcasts, por exemplo, são uma excelente forma de explorar outras frentes de conteúdo que talvez ninguém no nicho tenha ainda experimentado.

Além disso, você pode mesclar estes formatos juntamente com os outros se fizer sentido para a sua estratégia.

Como Distribuir o Conteúdo Criado

Crie uma estratégia de e-mail marketing

E-mail marketing é uma das estratégias mais efetivas de inbound marketing e marketing de conteúdo.

Uma pesquisa do Content Marketing Institute mostrou que mais de 87% dos empreendedores usam estratégias de e-mail marketing para distribuir conteúdos aos seus usuários, ficando atrás apenas das redes sociais (91%) e do site/blog da empresa (89%).

Além disso, o mesmo estudo mostrou que uma das top 5 métricas analisadas em uma campanha é o engajamento em e-mails (90%). Assim, negligenciar este formato de divulgação do seu conteúdo seria um erro.

Quer fidelizar sua audiência, estabelecer conexão e encantá-los sobre seu guia comercial? Uma estratégia de e-mail marketing pode te ajudar!

Depois de definir os aspectos mencionados no tópico anterior, pense em formas de construir sua lista de e-mail com os contatos de potenciais clientes que possam se interessar pela sua listagem.

Como por exemplo, convide seus leitores a se inscreverem em uma newsletter onde você compartilhará conteúdos de valor e dicas práticas para seus clientes, de forma gratuita e com a frequência definida no seu planejamento (semanal, quinzenal, mensal).

Use as Redes Sociais

As redes sociais são ferramentas extremamente poderosas em campanhas de marketing por uma razão: seus clientes em potencial estão presentes nelas diariamente.

Dessa forma, utilizá-las como um dos meios de distribuição em sua estratégia de marketing de conteúdo para guias comerciais é indispensável.

O grande benefício deste meio de distribuição é que você pode estar presente nos canais que mais fazem sentido para a sua estratégia e pode desenvolver conteúdos que realmente vão conectar e criar relacionamentos de valor entre seu portal de classificados e a sua audiência, tudo isso de forma mais presente e frequente.

Então, analise quais canais fazem mais sentido para sua estratégia, de acordo com sua persona e objetivos definidos na fase de planejamento e assim, comece a pensar de que formas você pode engajar sua audiência nestes meios através da produção de conteúdo.

Você já deve saber, mas você pode estar presente em redes como:

  • LinkedIn;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Pinterest, entre outras.

Reutilize seu conteúdo em diferentes canais e formatos

Quem disse que um conteúdo precisa ter o mesmo formato para sempre? Uma excelente forma de colocar o marketing de conteúdo para portais de classificados em prática é através da reutilização do seu conteúdo em diferentes configurações e canais.

Como funciona? Bom, um conteúdo de blog pode virar um ebook mais detalhado que você disponibilizará para sua audiência e em retorno obterá um contato que poderá ser reaproveitado em outro momento; uma live pode virar um artigo mais longo de blog; um vídeo pode virar um infográfico dinâmico e útil, entre outros. Você só precisa saber adequá-los!

Assista nosso webinar e aprenda como criar seu calendário editorial e distribuição de conteúdo!

 

Utilize o formato de conteúdos em vídeos em suas estratégias

Vídeos, assim como artigos para blog, são excelentes formatos de conteúdo a serem explorados. Isso se torna mais relevante a cada dia, pois os usuários consomem cada vez mais conteúdos audiovisuais.

Além disso, produzir conteúdo em formato de vídeo é uma forma de tornar seu conteúdo mais compartilhável e assim, alcançar mais pessoas. Você ainda pode incorporar vídeos em alguns artigos de blog e otimizar ainda mais seu conteúdo.

Vídeos também aparecem em resultados de buscas, como no Google, e portanto, podem ser otimizados para melhor ranquear seu portal na plataforma de buscas mais usada do mundo.

Faça seu conteúdo ser relevante para o Google – Escreva com foco em SEO

Um dos pilares do marketing de conteúdo são os conteúdos para blog com foco em SEO (Search Engine Optimization). Há muito tempo isso deixou de ser uma possibilidade, para se tornar uma exigência se seu objetivo é atrair clientes para o seu site e se mostrar como autoridade no seu nicho de atuação.

Assim, adotar esse formato e utilizar o blog do seu portal de classificados para compartilhar diversos tipos de conteúdo escrito, como guias detalhados, artigos informativos, artigos descritivos, dicas, listas, artigos longos, entre outros, é fundamental para alavancar seu guia comercial de forma orgânica e gerar mais tráfego na sua página.

Lembre-se também que o SEO é um fator crucial para conseguir tudo isso, pois, se você otimizar seus conteúdos, as chances de você ser bem ranqueado no Google e atrair bastante tráfego para sua página são enormes.

Uma ótima forma de fazer isso em 2021, de acordo com o site do Neil Patel é produzir conteúdos nichados e menores, e usar palavras-chave de cauda longa (long-tail keywords) para ocupar as posições de busca mais específicas no Google.

Além disso, fazer um trabalho de pesquisa de palavras-chave no seu nicho e desenvolver conteúdos em torno desses termos, continua sendo extremamente importante para obter bons resultados.

Confira nosso Webinar sobre SEO para guias e portais.

 

Conclusão

Não podemos negar que o marketing de conteúdo é uma realidade nos negócios hoje, e isso se aplica também ao nicho de guias comerciais.

Desse modo, saber aproveitar essas possibilidades de desenvolver seu negócio de forma orgânica e atrair potenciais clientes com mais consistência é essencial.

Agora você já conhece os principais formatos e estratégias de marketing de conteúdo para guias comerciais que você pode utilizar para alavancar seu portal de classificados.

E se você ainda está em busca de uma plataforma que integra tudo que você precisa para iniciar seu guia comercial com sucesso, agende uma demonstração gratuita com a gente agora mesmo e veja como o eDirectory pode te ajudar!

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